Trabalhadores reivindicam 43,7% de reajuste

No XI Contect, os delegados aprovaram por unanimidade a pauta de reivindicação para a próxima Campanha Salarial. O índice aprovado pelos delegados e que já foi apresentado pela Fentect à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é de 43,7%, sendo 33,7% referente a perdas + 10% de reajuste inflacionário. Além disso, foi aprovada a reivindicação de R$ 200,00 de aumento linear, R$ 2.500,00 de piso salarial e vale refeição de R$ 35,00 por dia.

Os delegados do XI Contect aprovaram também como pauta da Campanha Salarial o fim das horas extras e da terceirização, melhorias no plano de saúde, como a troca das guias médicas por cartão magnético, o fim do SAP e do SARC – duas políticas de super-exploração dos trabalhadores -,  a entrega de correspondências pela manhã, a mudança da data-base da categoria para setembro, contratação imediata de 30 mil novos trabalhadores e auxílio creche para homens. Essas e muitas outras reivindicações estão contidas na pauta da categoria.

Também foi aprovado nesse último congresso mudanças no estatuto da federação que passam a valer a partir dessa Campanha Salarial. Entre essas mudanças estão a de que os acordos salariais só serão realizados com a aprovação de 2/3 dos sindicatos em nível nacional, ao invés de 50% dos sindicatos mais um como era anteriormente.

O antigo comando de negociação também foi alterado nesse Contect. Antes, o comando era composto por sete membros da federação, agora será formado por um representante de cada base sindical e seis representantes da direção da Fentect, 41 representantes no total.

Essas mudanças são reivindicações antigas da categoria, que nunca haviam se concretizado. Este ano, com essas alterações, os trabalhadores poderão se defender de decisões arbitrárias da empresa tendo maior poder de pressão sobre a sua entidade nacional. Além disso, as decisões do comando, que a partir de agora se chama Comando de Mobilização e Negociação da Campanha Salarial (CMNCS), estão sob maior controle da categoria que poderá intervir diretamente em seus representantes, por meio dos sindicatos. O novo formato do comando é mais uma garantia para o trabalhador de que os representantes não estão tomando decisões contrárias aos interesses da categoria.

Acompanhe as informações da Campanha Salarial nessa página na internet e também nas redes sociais.

Fonte/Autoria: Fentect