Policiais tentam intimidar trabalhadores dos CDDs Catalão e Itumbiara

Sintect GO foi surpreendido com essa informação e busca esclarecimentos por parte da SE Goiás

Os trabalhadores dos CDDs Catalão e Itumbiara foram surpreendidos com a presença de policiais do Grupo de Inteligência da Polícia Militar do Estado de Goiás nas unidades nesta semana. O objetivo, segundo eles, era apurar a ameaça de Greve com depredação do Patrimônio. Em Catalão, o dirigente sindical Thiago Dutra dialogou com os policiais e esclareceu que estamos em Estado de Greve, mas que o indicativo é para as 22h do dia 12 de setembro de 2023.

A diretoria do SINTECT-GO também foi surpreendida ao receber essas informações na quinta-feira, dia 31 de agosto. Uma vez que, perante a Lei, a instituição é livre, enquanto categoria, para realizar Greve no momento em que o coletivo entender ser necessário. Além disso, o Sindicato tem uma longa tradição de greve, com a realização de atos pelas ruas de Goiânia, Goiás e do Brasil. Todas elas de forma pacífica, sem um único registro de depredação do patrimônio público nos últimos 23 anos.

Vale ressaltar ainda, que os trabalhadores ecetistas são vinculados aos Correios, um órgão público vinculado ao Governo Federal. Portanto, ainda que houvesse algum tipo de ameaça à Empresa, a mesma teria que ser investigada pela Polícia Federal. Assim, o SINTECT-GO entende a presença de policiais nas unidades como uma tentativa de intimidação à organização da categoria, além de ser uma atitude antissindical.

Sendo assim, o Sintect-GO encaminhou um ofício ao Superintendente Estadual dos Correios em Goiás, Hyldgrand Henrique Almeida da Silva, solicitando  esclarecimentos junto a sua área de segurança e patrimônio (GESEMP) sobre essa ação da Polícia na intenção de intimidar os trabalhadores de Catalão e Itumbiara. Uma vez que a Polícia Militar ou Civil não pode adentrar as unidades da Empresa sem um mandado de busca e apreensão.

Até o momento da publicação desta matéria o Sintect-GO aguardava respostas e ressalta que não aceitará intimidação por parte da gestão.

Atualização: Estamos sendo informados que situação semelhante vem ocorrendo em outras unidades da SE Goiás. Portanto, o SINTECT-GO orienta aos trabalhadores a não se sentirem intimidados e informar essas movimentações ao Sindicato.