Trabalhadores dos Correios em Goiás decidem, em Assembleia, pela manutenção do estado de greve e aprovação de proposta realizada no TST

Os trabalhadores (as) dos Correios em Goiás se reuniram em Assembleia nesta quarta-feira, 03, para aprovação ou não de Greve Nacional e outros pontos importantes relacionados à situação dos Ecetistas nas unidades.

Os participantes decidiram, em unanimidade, pela manutenção do estado de greve, aprovação do encaminhamento da Federação dos Correios (Informe 21), sobre a reunião de conciliação, que ocorreu no TST e a realização de uma nova assembleia no dia 11/04/2024.

Em audiência realizada no TST, também nesta quarta,feira, a ECT se comprometeu com a seguinte proposta:

Adicional de Periculosidade Motociclistas: Os Correios comprometem-se a retomar o pagamento do adicional de periculosidade previsto no parágrafo 4 do artigo 193 da CLT, cumulativamente ao AADC, aos carteiros motociclistas, inserindo a rubrica em folha complementar até que haja regulamentação válida por meio de Portaria Ministerial, sem prejuízo dos processos em curso.

Concurso Público: Foi apresentado um cronograma de previsão das etapas do Concurso Público Nacional dos Correios.

Plano de Saúde: Foi apresentado um cronograma para a conclusão de estudos sobre as ações de melhoria (redução da coparticipação de 30% para 15%; não incidência de rubricas variáveis na mensalidade e isenção de coparticipação em procedimentos de Quimioterapia, Radioterapia, Hemodiálise, Home Care), a depender de aprovação de órgão externo.

Sistema de Distritamento – SD: Considerando as iniciativas da empresa no sentido de aprimorar as ferramentas para dimensionar o efetivo e os recursos necessários para prestação do serviço, e a aprovação do Concurso Público, as implantações do SD serão suspensas de forma imediata com retorno após contratações previstas no concurso público.

Sistema de Registro de Ponto – SRP: Os Correios comprometem-se a revisar e aplicar, até 04/05/2024, o registro de frequência do ponto eletrônico para os carteiros que atuam em atividade de distribuição externa, para o registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho vigente, na forma da legislação.

Distribuição Domiciliária Alternada: Os Correios irão constituir Grupo de Trabalho paritário sobre o tema até o dia 15/04/24.

Entrega matutina: A possibilidade de ampliação da entrega matutina será realizada pela comissão constituída por representantes sindicais e integrantes designados pelos Correios, considerando o não comprometimento da qualidade operacional, o aumento de custos operacionais e as necessidades dos clientes.

Aumento pecuniário das funções Motorizadas: A empresa realizará estudos com vistas ao aumento pecuniário das funções Motorizadas – Motorista Operacional, Motorizado (M), Motorizado (V) e Motorizado (MV), que serão apresentados na Mesa Nacional de Negociação Permanente até junho de 2024.

Investimentos em condições de trabalho: Foram apresentados os dados de investimento que foram realizados em 2023 pela atual gestão e que irão investir, até 2026, R$ 856 milhões em novos complexos operacionais por meio do Novo PAC e obtiveram autorização para captar internacionalmente mais de R$ 3 bilhões para investimento na modernização da empresa.

Clique aqui e confira a proposta completa de negociação no TST