Após quase quatro anos de luta, a regularização do endereçamento no Estado de Goiás se aproxima. Em maio, foi fechada uma parceria entre a Geopix e a Associação Goiana de Municípios (AGM) para a realização do endereçamento municipal por meio de um sistema de geoprocessamento. A discussão sobre a regularização dos endereços vinha sendo debatida desde o ano passado entre o SINTECT-GO, Correios e AGM.
No dia 15 de maio, durante reunião entre o Sindicato, Correios e AGM, o representante da Geopix, Luiz Fernando Lozi, apresentou o sistema de geoprocessamento. O sistema já foi utilizado em Goianésia, um dos 27 municípios com mais de 30 mil habitantes definidos como prioritários.
O geoprocessamento inicia-se com a cartografia organizada do município, que pode ser feita por meio de voo ou de imagens de satélite. Após essa etapa, é possível definir o marco zero do município, localizado no centro geográfico da cidade, bem como dividir a cidade em setores, quadras e lotes. Os números dos imóveis são definidos posteriormente.
A questão do endereçamento é mais uma demanda abraçada pelo SINTECT-GO, onde o Secretário de Assuntos Coletivos do SINTECT/GO, Marcelo Barreto, o Secretário do Interior , Alessandro Alves, e o Secretário de Assuntos Juridicos Individuais, Edimar Santos, se empenharam em solucionar.
Leia Também:
Endereçamento é assunto de destaque nos jornais O Popular, O Hoje, G1 Goiás, DM Online e Mais Goiás
Autoria: Laryssa Machado – Assessoria de Comunicação SINTECT-GO