SINTECT-GO participa em Brasília da Marcha das Margaridas

Os dirigentes sindicais do SINTECT-GO, Dirlene Ferreira e Ueber Barboza, participam, em Brasília, da Macha das Margaridas, que é uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras do campo, da floresta, das águas e cidades do Brasil em busca de direitos trabalhistas.

Desde 2000, o nome da marcha é uma homenagem a  Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, devido à luta pelos direitos da categoria. Desde então, a liderança se tornou símbolo da resistência de milhares de homens e mulheres que buscam justiça e dignidade.  Latifundiários da região são suspeitos do homicídio. Mas, até hoje, o crime segue sem solução e os mandantes não foram condenados.

O encontro promove diálogo e discussão para promover a construção de uma sociedade sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. O objetivo é fortalecer e ampliar a mobilização das mulheres do campo, lutando por melhores condições de trabalho e vida.

A Marcha das Margaridas promove reuniões com a Coordenação Ampliada da Marcha nas Federações, Sindicatos e comunidades rurais, que integram sua plataforma política e também ações de formação política com mulheres. Também há a promoção da segurança alimentar, a preservação das sementes crioulas, dos ecossistemas e da nossa sociobiodiversidade.

Fonte: marchadasmargaridas.org.br