Nota de pesar e repúdio pelo assassinato de Vânia Mara de Mello

Gerente da agência de Foz do Jordão é assassinada pelo ex-companheiro

É com tristeza e indignação que o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (SINTCOM-PR) lamenta o falecimento da colega ecetista Vania Mara de Mello. Ela foi assassinada na tarde de ontem (20), dentro da agência dos Correios de Foz do Jordão, município de cinco mil habitantes, que fica a 100 km de Guarapuava, região centro-sul do Paraná. O crime chocou a todos no município e, principalmente, aos colegas ecetistas.

Vânia levou um tiro na cabeça do ex-companheiro que invadiu a agência, enquanto ela trabalhava. O homem, após assassiná-la, trancou-se no banheiro da agência e também tentou se matar, no entanto, foi socorrido e levado com vida para o hospital de Candoi, onde faleceu no mesmo dia.

Vânia, 38 anos, ingressou nos Correios em 2001, como carteira, trabalhou em Guarapuava e era gerente em Foz do Jordão. Era tida como uma pessoa muito querida pela comunidade. De acordo com informações coletadas com o delegado que está cuidando do caso, os celulares dela e do assassino foram apreendidos e enviados para a perícia, mas ao que tudo indica, já havia mensagens de inconformismo do ex-companheiro, pelo término do relacionamento. No entanto, o delegado ainda estava levantando se Vania tinha algum boletim de ocorrência registrado ou pedido de medidas protetivas, mas até a tarde dessa quarta-feira, nenhum registro havia sido localizado.

Os diretos sindicais, Neusa Oliveira e Ezequiel Dutra, foram à Guarapuava para prestar condolências e auxílio aos familiares, inclusive em relação ao direito de ressarcimento do auxílio funeral (seja pela Postal Prev ou Postalis), já que a empresa não se dispôs a ajudar a família arcando com os custos, mesmo diante da tragédia ter acontecido dentro da agência enquanto a trabalhadora exercia suas funções.

O SINTCOM-PR registra seu pesar pela morte de Vânia, que enluta a todos os familiares, amigos e também a toda a sociedade que jamais aceitará esse assassinato brutal de uma jovem cuja vida foi ceifada por crime de ódio. Desejamos que a família encontre nas boas lembranças o remédio para apaziguar a dor e que Deus conforte a todos os corações feridos com essa tragédia.

VÂNIA, PRESENTE!

Feminicídio é o reflexo do machismo nosso de cada dia

A vida da jovem Vânia não foi um acidente trágico, foi um crime de ódio, consequência de uma sociedade machista. O feminicídio é a expressão fatal das diversas violências que podem atingir as mulheres em sociedades marcadas pela desigualdade de poder entre os gêneros masculino e feminino e por construções históricas, culturais, econômicas, políticas e sociais discriminatórias.

De acordo com o Mapa da Violência 2015, em 2013 foram registrados 13 homicídios femininos por dia, quase cinco mil no ano. A desigualdade de gênero é marcada pela o acesso desigual à oportunidades, assim como pela tolerância da sociedade de que a mulher é inferior, que pode ser subjugada e maltratada. Historicamente, no Brasil, a mulher sempre foi tratada como uma coisa que o homem podia usar, gozar e dispor.

É importante lembrar que, ao incluir no Código Penal o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, o feminicídio foi adicionado ao rol dos crimes hediondos (Lei nº 8.072/1990), tal qual o estupro, genocídio e latrocínio, entre outros. A pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

NÃO SE CALE, DENUNCIE!

Um dos grandes problemas na violência contra a mulher é a discriminação social e o medo. O SINTCOM-PR coloca seu departamento jurídico à disposição para que toda trabalhadora ecetista que se sentir ameaçada, não só fisicamente, mas que esteja num relacionamento abusivo, com violência psicológica, seja ela cometida por companheiros, familiares ou ainda por colegas de trabalho e gestores, que procure o sindicato para receber auxílio jurídico e todo apoio que merece. VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!

Reprodução: SITCOM-PR