Nos dias 23 e 24 de junho, as representantes do SINTECT-GO, Michelle Ribeiro, Stella Maris, Dirlene Ferreira e Cintia Regina, juntamente com trabalhadoras dos Correios de diversas regiões do país participaram do 26º Encontro Nacional de Mulheres da FENTECT, um importante espaço de debate, formação, integração e fortalecimento da organização das mulheres ecetistas.
Com o tema: “Da voz ao voto; do luto à luta”, o encontro foi marcado por uma programação voltada à análise da conjuntura política e sindical, além da discussão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres trabalhadoras.
Entre as participantes estiveram Amanda Corsino, secretária da Mulher da CUT Nacional; Neura, secretária-adjunta do Ministério das Mulheres; Emerson Marinho, secretário-geral da FENTECT; Beth Ortiz, secretária de Mulheres da Federação; a deputada federal Érika Kokay, histórica defensora dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios; além de Everton Ferreira, conselheiro de Administração dos Correios. A análise de conjuntura foi conduzida por Eliene Novaes, trazendo reflexões sobre o cenário atual e seus impactos para a categoria.
Ao longo dos dois dias de atividades, as delegadas participaram de debates sobre violência de gênero, assédio, feminicídio e os desafios específicos enfrentados pelas mulheres nos locais de trabalho, além de uma análise sobre a realidade das mulheres ecetistas apresentada pelo DIEESE.
A presença de trabalhadoras com seus filhos no evento também simbolizou a realidade enfrentada diariamente por milhares de mulheres que conciliam a maternidade com a vida profissional e a militância sindical, reforçando a necessidade de políticas que promovam acolhimento, equidade e respeito.
Além dos debates, o encontro foi marcado por momentos de integração, troca de experiências e construção coletiva de propostas. As participantes também aprovaram a pauta de reivindicações das mulheres trabalhadoras dos Correios, consolidando propostas que serão levadas para o CONREP, que ocorre até o dia 27 de junho.
O encerramento do 26º Encontro Nacional de Mulheres reafirmou a importância da unidade e da participação das mulheres na construção das lutas sindicais. A presença de delegadas de diversos sindicatos do país demonstrou o compromisso coletivo com o fortalecimento da organização das trabalhadoras e com a defesa de condições dignas de trabalho, respeito e igualdade.
