Neste sábado, Sintect-GO realiza III Encontro da Questão Racial

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Sintect-GO promove neste sábado, 30, o III Encontro Regional da Questão Racial e da Diversidade dos Trabalhadores dos Correios – Viva a Diversidade Humana! O objetivo do evento é discutir e combater todas as formas de preconceito, discriminação, violência e exclusão social na sociedade e no mundo do trabalho.

A presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/GO e autora da Cartilha do ABC do Direito Homoafetivo, a advogada Chyntia Barcellos, vai discutir sobre os direitos homoafetivos. O presidente da ONG Atitude, Weliton de Pina, vai palestrar sobre Preconceito, Discriminação e Homofobia.

A pesquisadora e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luciene Dias, doutora em antropologia, pela universidade de Brasília (UNB), vai abordar o histórico dos ativistas e lideranças do movimento negro no Brasil, no mundo e seus legados. Já o pesquisador e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Uene José Gomes, vai falar sobre o mito da democracia racial e o racismo institucional.

O evento também discutirá acessibilidade. A procuradora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Maísa de Castro, vai abordar o assunto também outros diretos das pessoas com deficiência.

“A realização deste encontro visa conscientizar os trabalhadores e difundir os problemas vivenciados pelas pessoas que são excluídas, violentadas e discriminadas em função de sua condição, sexualidade ou cor da pele, e ainda, conquistar o apoio na luta pela igualdade social material, pela tolerância e pela convivência respeitosa e harmoniosa com as diferenças”, disse Wesley F. Martins, secretário da Questão Racial, Diversidade Sexual e de Políticas para Pessoas com Deficiência do Sintect-GO.

Durante o fórum, que contará com a participação de militantes, especialistas e autoridades, serão realizadas atividades culturais e debatidos temas atuais sobre a Questão Racial no Brasil e no Mundo, sobre os desafios e as conquistas da Comunidade LGBT e sobre os direitos das pessoas com deficiência.

 
Fonte/Autoria: Fernanda Camargo | Assessoria Sintect-GO