V Cortect reforça consciência da classe

Participantes do V Cortect

Temas importantes para o dia a dia dos trabalhadores, especialmente dos ecetistas, foram abordados com propriedade e profundidade pelos palestrantes, e democraticamente debatidos pelos participantes do V Congresso Regional dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos em Goiás (V Cortect).

Realizado pelo Sintect-GO nos dias 8 e 9 de dezembro, em Goiânia, o V Cortect foi bastante elogiado pelos participantes, o que demonstra que o Sindicato cumpriu com seu dever e alcançou seus objetivos de reforçar a consciência política e de classe, promover a troca de experiências e o saudável debate de ideias. Quem não foi, perdeu.

Este foi o segundo Congresso que o carteiro e delegados sindical Nataniel Damasceno Silva participa. Ele veio de Bom Jardim de Goiás e garante que valeu a pena. “O Cortect foi bem organizado, democrático, e todo mundo teve voz e voto”, assinalou. Agora, garantiu ele, vamos reforçar a luta e levar nosso pensamento adiante.

Além dos ecetistas goianos, prestigiaram a abertura no sábado, 8, a presidente da CUT/GO, Bia de Lima; o deputado estadual Mauro Rubem; Lyza Milhomem, como representante do deputado federal Rubens Otoni; Marcia Maria Portes, do Sintcom-PR; Maria de Lourdes, do Sintect-CE; e Edson Dorta, secretário Geral da Fentect.

Saúde do trabalhador
O tema “Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador” foi abordado por três palestrantes. A diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Hebe Macedo, comentou sobre as funções do Centro, que é um órgão vinculado ao Sistema Único de Saúde, e reafirmou a parceria com o Sintect-GO no que tange à defesa dos trabalhadores vitimados por doenças ocupacionais e também na busca por condições dignas que assegurem à saúde dos ecetistas.

Ainda seguindo a temática da saúde, professor de Educação Física Kleber Mirallia de Oliveira falou do quanto é imprescindível ao trabalhador a prática de exercícios físicos regulares, em especial da ginástica laboral, para evitar lesões e deu dicas de como se evitar também os acidentes de trabalho.
Kleber ressaltou que o trabalhador deve estar atento aos fatores que levam às doenças ocupacionais, como por exemplo, a sobrecarga de trabalho. O ecetista precisa fazer sua parte, saber que não pode ir além de seus limites, e se cuidar para não ser vitimado.

Para finalizar, a assessora jurídica do Sintect-GO, Mikelly Julie Costa D´Abadia reforçou a ideia de que o trabalhor precisa se conscientizar e cuidar da própria saúde. Ela falou um pouco da questão jurídica, das ações que têm sido impetradas pelo Sindicato na Justiça do Trabalho e sobre as indenizações conquistadas.

As palestras sobre saúde do trabalhador foram um momento ímpar, que empolgou todos os participantes. Muitos afirmaram que o Sindicato deveria promover eventos específicos sobre essa questão, fundamental à qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Dois encaminhamentos foram tirados. Primeiro, o Sindicato deverá exigir que os Correios mantenham um educador físico para prática da ginástica laboral em cada unidade de trabalho; e segundo, será enviada à Câmara dos Deputados, em Brasília, uma proposta de projeto de lei que garanta ao trabalhador pausas para o exercício da ginástica laboral durante o expediente.

Acordos coletivos especiais
A flexibilização das leis de trabalho e sua implicações foi tema de palestra da assessora jurídica do Sindicato, Gizeli Costa d´Abadia N. de Sousa. Ela contou com a colaboração do secretário Geral do Sintect-GO, Elizeu Pereira da Silva, e de Marcia Maria Portes, que trataram da análise de conjuntura da ECT.

Gizeli fez um preâmbulo histórico para que os participantes pudessem compreender como se deu o surgimento das leis trabalhistas.  Falou da ameaça da criação dos acordos coletivos especiais, que garantem direitos inferiores ao que estão previstos na CLT.

Foi uma oportunidade de entender as mudanças que estão sendo propostas no movimento sindical, especialmente no que se refere à luta contra a flexibilização dos direitos do trabalho, que é uma ameaça a toda classe trabalhadora.

No segundo dia, os ecetistas debateram sobre as mudanças estatutárias. As alterações deliberadas pelo V Cortect serão divulgadas assim que o Estatuto for registrado em cartório.

A carteira Joseneide Ribeiro de Morais, do CDD Coimbra, participou pela primeira vez e gostou das palestras. “É um fórum para tomar decisões que influenciam no nosso dia a dias e eu não sabia da importância. Mas a partir de agora vou participar sempre e levar mais gente”, destacou.

Fonte/Autoria: Daniela Martins