Trabalhadores decidem pelo não pagamento da contribuição extraordinária de 25,98%

Por unanimidade, a Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quinta-feira, 19, na sede do SINTECT-GO, aprovou o não pagamento da contribuição extraordinária de 25,98% sobre o Plano Benefício Definido (PBD). O estado de greve por melhores condições de trabalho, melhorias no Plano de Saúde, contra a CorreiosPar, e em defesa dos empregos dos trabalhadores diante da reestruturação da ECT, também foi aprovado.

Diante da deliberação dos trabalhadores durante a assembleia, o SINTECT-GO irá notificar os Correios, com a cópia da ata, copia da lista de presença e um ofício, afirmando que os trabalhadores da DR/GO não concordam com a contribuição e não autoriza a empresa a fazer o desconto em seu contracheque. Caso a empresa desconte dos trabalhadores indevidamente, o departamento jurídico do sindicato tomará as medidas legais necessárias para responsabilizar a empresa com ação judicial por dano moral individual e dano moral coletivo. Além disso, estará questionando o POSTALIS quanto ao déficit atribuído ao trabalhador.

No último dia 05 de março, o Conselho Deliberativo do POSTALIS aprovou o reajuste da Contribuição Extraordinária sobre o Plano Benefício Definido (PBD) de 3,94% para 25,98%, e que terá vigência de 15 anos e cinco meses, ou seja, até junho de 2030. A contribuição está sendo cobrada para cobrir os déficits, que chegaram a R$5,5 bilhões nos últimos anos.

Laryssa Machado

POSTALIS: 25,98% de contribuição extraordinária e, outra vez, querem que o trabalhador pague a conta