Sintect-GO vai trabalhar para manter Centro Internacional de Distribuição em Anápolis

Reprodução: Empreender Goiás

Foi com surpresa que a direção do Sintect-GO soube da suspensão da implantação do Centro Internacional de Distribuição dos Correios (CEInt) em Anápolis. A medida foi informada nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, em um ofício enviado à Superintendência Regional dos Correios em Goiás.

O documento, assinado pelo chefe do Departamento de Logística, Breno Augusto de Paula Barbosa, informa que toda a estrutura do CEInt será migrada para Brasília e utilizada na implementação do Centro de Logística Integrada (CLI).

Dessa forma, a direção do Sintect-GO tem buscado informações mais claras sobre a suspensão, a fim de mobilizar a categoria no estado de Goiás, bem como buscar apoio dos nossos parlamentares para que isso não aconteça.

Ainda assim, na última quinta-feira, 05 de outubro, o deputado federal Rubens Otoni divulgou um vídeo em que afirma seu compromisso em lutar para que o Centro Internacional continue em Anápolis.

“Afirmo o meu compromisso em estar junto nesta luta para garantir as conquistas da nossa cidade. Não há diferença partidária que possa me dificultar  defender o interesse do povo de Anápolis e do povo goiano. Já fiz contato nos Ministérios das Comunicações, Presidência dos Correios e também no Palácio do Planalto, para poder garantir que o Centro Internacional de Distribuição dos Correios seja uma realidade na cidade de Anápolis”, disse em vídeo divulgado nas redes sociais.

Implantação do CEInt

A implantação do Centro Internacional de Distribuição dos Correios na cidade de Anápolis começou a ser divulgado em dezembro de 2022, com previsão de início das atividades no segundo semestre de 2023.

O projeto previa uma área de mais de 24 mil m², além do tratamento de cerca de 300 mil remessas de importação por dia. Dessa forma, a  expedição de objetos postais das regiões norte, nordeste e centro-oeste seria mais ágil.

Já em maio deste ano, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representando Ronaldo Caiado, assinou um protocolo de intenções com os Correios para promoção do Centro Internacional de Distribuição em Anápolis. “Esse projeto é para atender o Brasil. É um avanço muito grande pela posição que Goiás ocupa. Os modais daqui, incluindo ferroviário, aéreo e rodoviário, permitem que os Correios consigam implementar esse centro”, disse ele durante um evento realizado na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia)

Na época, o presidente dos Correios, Fabiano Santos, frisou que o investimento reforçava o potencial logístico de Anápolis. “É uma decisão baseada em estudos técnicos que apontam que Anápolis é uma cidade estratégica. Iremos somar muito aos esforços já existentes por parte do Governo de Goiás e da Prefeitura para consolidar a vocação logística e atender as necessidades dos cidadãos e das empresas”, disse.