SINTECT-GO repudia fala de Guilherme Campos à CBN

O SINTECT-GO repudia veementemente as declarações feitas pelo Presidente da ECT, Guilherme Campos, à rádio CBN, divulgada nesta segunda-feira, 04 de julho. Durante a entrevista, o presidente falou que a crise financeira da empresa pública é um reflexo da atitude dos funcionários e ainda disse que “fica preocupado que os Correios fazem mal a saúde”, fazendo alusão ao grande número de afastamentos por questões médicas.

Além da declaração irresponsável, ao ser indagado sobre as reinvindicações da categoria para novos concursos, Guilherme Campos disse que para este ano isso seria impossível, e que a intenção é justamente o contrário: reduzir o quadro de funcionário e aumentar a produtividade, sem descartar Pedido de Demissão Voluntária (PDV).

Ao atribuir a responsabilidade dos problemas da ECT aos trabalhadores em rede nacional, o presidente coloca toda a população contra os mesmos, e incrimina a categoria que sofre com assaltos diários; baixos salários; cargas que chegam a 40 kg; prédios sem ventilação, iluminação, banheiros e/ou depósitos; condições insalubres; acidentes de trabalho; assédio moral e sexual; entre outros. Mas esconde a real situação econômica dos Correios e que a mesma foi causada pela má gestão.

Ao fazer essas declarações, o presidente se livra de sua responsabilidade e da missão dos Correios, que é de fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo, com ética, meritocracia, respeito às pessoas, compromisso com o cliente, sustentabilidade (Missão e Valores dos Correios). Como fazer isso tudo desrespeitando o componente principal da Empresa: os trabalhadores? Como melhorar a situação da Empresa fazendo vista grossa a má gestão? Como acabar com a sobrecarga de encomendas reduzindo o quadro de funcionário?

Durante a entrevista, o presidente responsabilizou a categoria, mas se esqueceu de falar dos inúmeros casos de suspeita de corrupção dentro da Empresa (inclusive bens de ex-diretores do Postalis foram bloqueados na semana passada). Também se esqueceu de mencionar sobre o patrocínio das Olimpíadas, os altos gastos com publicidade, aluguéis e indenizações a clientes que não recebem suas correspondências no prazo.

Por esses e tantos outros motivos, o SINTECT-GO repudia a fala do Presidente dos Correios, Guilherme Campos.

SINTECT-GO

Ouça a entrevista aqui.