PCCS 1995: SINTECT-GO garante nova vitória aos trabalhadores

O Sintect-GO, por meio de sua assessoria jurídica, acaba de garantir mais uma vitória para seus filiados com relação ao PCCS 1995. Trata-se de sentença judicial obrigando a ECT a respeitar a decisão dos trabalhadores, inclusive reabilitados, reabilitandos e deslocados, de permanecerem no PCCS 1995.

A Ação Civil Pública do PCCS 1995, já conhecida da categoria, significa um verdadeiro salto salarial para os trabalhadores, com o pagamento das progressões por antiguidade e mérito (steps). Para se ter uma ideia, desde fevereiro de 2014, a ECT paga R$ 1 milhão a mais nos salários do ecetistas de Goiás em razão da demanda. Além de ser pioneira entre os sindicatos dos Correios pelo Brasil, a ACP do PCCS 1995 é, sem dúvida, uma das maiores conquistas dos trabalhadores nos últimos anos.

A ação está em fase de cálculo, no entanto, só serão beneficiados integralmente os trabalhadores que assinaram o termo de não-aceite do PCCS 2008, retornando ao PCCS 1995.

Na tentativa de mais uma vez reduzir o número de beneficiários, os Correios não retornaram ao PCCS 1995 os trabalhadores que estavam na condição de reabilitados, reabilitandos ou deslocados.

A desobediência da Empresa à sentença foi questionada pelo SINTECT-GO e, dia  27 de novembro, o juiz do Trabalho Wanderley Rodrigues da Silva determinou que os Correios devem respeitar a sentença integralmente, beneficiando todos os trabalhadores que apresentaram o termo de não-aceite, sem distinção.

Última Atualização: 8 de abril de 2022 às 20:38