Novembro Negro: atividades para desenvolver ações afirmativas e valorização da cultura negra

Para combater todas as formas de preconceito, discriminação e violência, a CUT realiza este mês o  Novembro Negro. Durante todo o mês serão realizadas atividades, como roda de conversas, atos, apresentações culturais, entre outros, visando principalmente discutir e desenvolver ações afirmativas para a conquista de direitos e valorização da cultura negra em todo o país.

Em Goiânia, a CUT Goiás realiza no dia 18 de novembro, em sua sede, uma roda de conversa e oficinas a partir das 8h. No dia 20, dia da Consciência Negra, será realizado um Ato no Lago das Rosas às 9h. Já no dia 30 ocorrerá o Abraço Negro de Goiânia, às 9h.

 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, pois foi neste dia, em 1695, que Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, foi decapitado por tropas coloniais. Com o surgimento do Movimento Negro Unificado em 1978, o dia 20 de novembro começou a ter representatividade. Entretanto, o Dia Nacional da Consciência Negra só foi de fato criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

 

Última Atualização: 18 de novembro de 2016 às 18:00