Delegados Sindicais participam de curso promovido pelo SINTECT/GO

No último sábado, dia 31 de maio, o SINTECT/GO realizou o Curso de Formação Sindical. O evento, voltado para a formação dos delegados sindicais, foi realizado em Goiânia e contou com a participação de delegados das unidades do estado. Estiveram presentes também: a Diretoria Colegiada do Sindicato; o Deputado Federal Rubens Otoni; o Assessor Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia, José Eduardo da Silva; o Dr. e professor de História da UFG, David Maciel, entre outros.

Em sua palestra, o Dr. David Maciel explicou como surgiu o sindicalismo no Mundo, e como sua formação foi se alterando através dos anos. “A organização sindical surgiu como uma resposta imediata ao capitalismo” afirmou. David Maciel também explicou que no Brasil, o sindicalismo foi trazido pelos imigrantes europeus (italianos e espanhóis), que já tinham uma tradição de organização politizada.

Já a Dr. Giseli Costa, advogada do SINTECT/GO, abordou principalmente a estrutura do poder judiciário do país, e explicou porque os processos demoram a passar de uma estância para outra.

Os delegados sindicais que participaram do curso ressaltaram a importância dele para sua formação. “O curso ao mesmo tempo em que nós da conhecimento, também relata situações que estão acontecendo com os trabalhadores”, ressaltou Severino Salgado Pessoa Júnior, delegado sindical do CDD Bandeiras. A delegada sindical da AC da Cidade de Goiás, Joelma Mendes da Silva, também destacou a importância do curso, mas sugeriu que o mesmo “deveria ser de dois dias, pela quantidade de conteúdo a ser exposto”.

Fonte/Autoria:
Última Atualização: 20 de novembro de 2014 às 19:36