CPI vai investigar desfalque em fundo de pensão dos Correios

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão vai investigar, entre outras acusações, o rombo de cerca de R$ 5,5 bilhões no fundo dos Correios, o Postalis. A CPI foi criada nessa quinta-feira (7) no Senado.

Os trabalhadores que participam desse fundo, que é uma aposentadoria complementar, vão ter que cobrir parte do prejuízo. Eles estão tendo, em média, 4% de desconto nos salários, podendo em alguns casos chegar a 25%, isso pelos próximos 15 anos.

Os Correios informam que o déficit foi provocado por uma empresa contratada que fazia investimentos de risco que deram prejuízo.

O presidente da Federação dos Trabalhadores dos Correios, José Rodrigues, espera que a CPI não se resuma a disputa política entre governo e oposição.

A Comissão também vai investigar o fundo de pensão da Petrobras, o Petros, e o Previ, do Banco do Brasil. Uma das autoras da criação da CPI, senadora Ana Mélia, do PP, ressaltou a importância da investigação.

A CPI teve a assinatura de 27 senadores. Número mínimo para criação de uma Comissão. Agora, os partidos têm até a próxima semana para indicar os membros da CPI.

Reprodução: Radioagência Nacional (EBC)