Comando de Negociação se reúne com Comissão da ECT em audiência no MPT

O Comando Nacional de Negociação e Mobilização da Campanha Salarial 2012/2013 participou no último dia 3 (sexta-feira) de audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Comissão de Negociação da ECT. O objetivo dos trabalhadores é denunciar o desrespeito da direção da empresa com marcação unilateral de reuniões e com a iniciativa de negociar “a toque de caixa”, criando atas fictícias para ajuizar o dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Isso é mais um golpe contra a categoria.

Os representantes dos trabalhadores deixaram claro na audiência a “inequívoca vontade de negociação dos trabalhadores” e propôs que seja definido um novo calendário de negociações na reunião de sexta-feira (03/08). No entanto, a empresa condicionou a continuidade das negociações à resposta de sua proposta ridícula e ilegal de 3%, inferior ao índice da inflação, e longe da nossa reivindicação de 43,7%. O Comando colocou que as assembleias que discutirão a proposta apresentada pela ECT serão realizadas no período de 08/08 a 16/08. No entanto, apesar da Comissão da Empresa tentar encerrar as negociações na reunião do dia 06, com a insistência do Procurador do Trabalho, a empresa admitiu “ser possível” continuar as negociações.

O Comando de Negociação ainda deixou claro durante a audiência que, em momento nenhum, houve ajuizamento de dissídio por parte da representação dos trabalhadores, como divulgou a ECT na última sexta-feira. Por isso, solicitamos que as negociações passem a ser transmitidas ao vivo, via internet. No entanto, a ECT se recusa a aceitar a transmissão para forçar o Acórdão de quatro anos do TST.

Fiquem atentos, companheiros, às provocações e confusões plantadas pela empresa em seus boletins para desestabilizar a Campanha Salarial. Reafirmamos o compromisso em continuar a apresentação e negociação de todas as cláusulas da Pauta de Reinvindicações. Vamos mobilizar as bases e recusar, nas assembleias, a pior proposta salarial já feita pela diretoria da ECT. Vamos aprovar uma moção de repúdio aos negociadores da ECT, que tentam por fim à Campanha Salarial.

Fonte/Autoria: Fentect