Campanha Salarial: Negociações começam e Empresa insiste no falso déficit

Boa noite a todas e todos!

Teve início hoje, 19 de junho, na Universidade Correios em Brasília, as negociações coletivas da campanha salarial 2018/2019! A abertura da reunião, que começou às 15h, foi feita pelo então vice presidente de pessoas, Heli Siqueira, que fez uma breve explanação sobre a situação econômica e financeira da ECT. Ele falou do balanço positivo que teve o exercício 2017, no qual a Empresa apresentou um lucro de R$ 667 milhões, o que para ele é pouco.

Em seguida, o vice presidente falou sobre os serviços, na área de encomenda, que a Empresa pretende inovar, falou da transferência de empregados de unidades superavitárias para unidades deficitárias de pessoal, enfatizou que a princípio será com a anuência do empregado, mas que posteriormente será por necessidade de serviço! Anunciou também a abertura de um novo PDI, a entrar em vigor no próximo mês de julho! A palavra foi passada ao gerente das negociações, Fagner José Rodrigues, que, ratificou as mesmas palavras do vice presidente e apresentou uma proposta de calendário de reuniões para as negociações do Acordo Coletivo. Calendário este que previa o fim das negociações até 13/07/2018. Acertado o calendário com o comando nacional de negociação, ficou definido a data limite das negociações até 16/07.

A reunião de hoje foi basicamente para definir calendário, mas já deu o tom de como será essa negociação coletiva! A empresa insiste no falso déficit e cita por vezes as negociações ocorridas em outras categorias estatais! Peço a todos e todas que leiam a ATA de reunião aqui!

Fiquem firmes e fortes, estejam vigilantes às informações e se preparando para o enfrentamento na defesa de nossos direitos, pois direitos se ampliam, não se retiram! Por nenhum direito a menos, nenhum passo atrás! Até a vitória companheiros e companheiras!

Boa noite a todas e todos!

Ueber Barboza

Membro do Comando Nacional de Negociação e Mobilização da Fentect