Ação das Diárias: valor líquido pago aos trabalhadores ultrapassará dois milhões e meio em quatro etapas

O cálculo do primeiro grupo de trabalhadores beneficiários (credores) na Ação Civil Pública das Diárias foi apresentado pelos Correios e já está disponível no site do SINTECT-GO (aqui). No dia 17 de julho, durante audiência, após acordo entre o Sindicato e a ECT, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região fracionou em quatro grupos o pagamento das diárias e os reflexos salariais dos credores. Devido aos tramites da Ação, os pagamentos aos credores deverão ser realizados nas datas aproximadas de 10/12/2019, 20/01/2020, 20/02/2020 e 20/03/2020.

Neste primeiro momento, 371 trabalhadores, de um total de 1484, serão beneficiados. Aqueles cujo nome consta na lista, deverão baixar esta procuração, preenche-la e enviar a original assinada ao SINTECT-GO, juntamente com documento de identidade com foto, até o dia 30 de setembro de 2019. O valor calculado pelos Correios e que o trabalhador deverá receber é o que está na coluna Líquido do Empregado. O FGTS será depositado na conta do trabalhador ativo. O trabalhador que já se aposentou ou saiu da Empresa poderá sacar o FGTS.

A ação, que vem desenrolando desde 2008, custará aos cofres da ECT R$4.096.179,28 (quatro milhões, noventa e seis mil, cento e setenta e nove reais e vinte oito centavos). Neste montante está incluso o depósito do FGTS na conta de cada trabalhador beneficiário, recolhimento do INSS e o líquido aos trabalhadores, que ultrapassará R$2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) nas quatro etapas.

Entenda a ação
Os Correios integravam ao salário dos trabalhadores as diárias excedentes a 50% para pagamento com reflexos apenas no FGTS. Desse modo, o SINTECT-GO, por meio da Assessoria Jurídica, propôs uma Ação Civil Pública na qual a ECT foi condenada a pagar reflexos das diárias em todas as demais parcelas salariais que compõe a remuneração dos trabalhadores de Goiás.

Após tramitar em todas as instâncias da Justiça do Trabalho, o processo retornou ao 1º Grau para execução, tendo as partes discutido quanto aos beneficiários e o valor a eles devido.

Reforma Trabalhista

Atualmente, as diárias de viagem, ainda que excedam 50% do salário, não mais o integram para o cálculo dos reflexos, sendo este mais um dos prejuízos suportado pelos trabalhadores após a “Reforma Trabalhista”.

Atenção beneficiário do primeiro grupo: não perca o prazo!

Baixe a procuração, imprima, preencha com letras legíveis (de preferência de forma), assine sobre a palavra “outorgante” e envie para a sede do Sindicato, juntamente com documento de identidade com foto, até o dia 30/09/2019. Atente-se para indicar conta bancária de sua titularidade, não será aceita conta de terceiros. Caso não possua conta bancária de sua titularidade, sugerimos abrir uma conta poupança.

No próximo dia 31/08, os Correios apresentarão a segunda lista com mais 371 beneficiários e o Sindicato fará a divulgação para as mesmas providências deste primeiro lote, assim se repetindo até a finalização do quarto lote.

Qualquer dúvida, entre em contato com o secretário geral do Sindicato Elizeu Pereira  (telefone: 62 96888406, email:elizeupe@gmail.com).

* Para ter acesso aos documentos e lista de beneficiários, entre em contato com o SINTECT-GO.

Matéria redigida por Laryssa Machado

Reprodução autorizada mediante indicação da jornalista responsável e da fonte: Site do SINTECT-GO

Última Atualização: 9 de setembro de 2019 às 19:30