TRABALHADORES (AS) EM GOIÁS DECIDEM MANTER O ESTADO DE GREVE E APROVAR O INDICATIVO DE GREVE NO DIA 15/08

Os trabalhadores(as) dos Correios em Goiás decidiram, no dia 07/08, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em Goiânia e em cidades do interior do Estado, seguir a orientação do Comando Nacional de Negociação da FENTECT de manter o Estado de Greve e aprovar o indicativo de greve para as 22h do dia 15/08. Isso porque o Comando de Negociação enxergou a possibilidade de avanços em mesa de negociação e, assim, a viabilidade de chegar a uma proposta que contemple a categoria.

As negociações para o ACT 2024/2025 entre o Comando de Negociação e os representantes da Empresa estão ocorrendo desde o dia 02 de julho e, desde então, muitas discussões vêm sendo realizadas. Houve algumas conquistas no campo social, principalmente para as trabalhadoras, como: atendimento psicossocial para vítimas de assédio, havendo comprovação ou não da denúncia; concessão de até 2 (dois) dias para mulheres com sintomas graves associados ao fluxo menstrual; aumento do tempo de amamentação para 3 (três) horas diárias, podendo a jornada ser de 5 (cinco) horas corridas; aumento de licença remunerada para mulheres vítimas de violência doméstica de 10 (dez) para 20 (vinte) dias; concessão de 1 (um) salário base para ajudar na mudança de domicílio, quando necessário, para vítimas de violência doméstica; e inclusão de 1 (uma) nova cláusula para incentivo e participação das mulheres na liderança da Empresa.

No entanto, a proposta da Empresa ainda não é suficiente para fechamento do Acordo. Além disso, ela tem deixado a desejar em relação à redação de vários textos. A operacionalização de algumas cláusulas não está clara, não há um compromisso imediato com os empregados quanto ao reajuste salarial. Nunca é algo para agora, mas sempre para o futuro, o que atropela a data-base.

O plano de saúde é outra questão muito importante, afinal, é o que mais onera o trabalhador dos Correios atualmente. Como não há um teto vinculado ao salário base, ele abocanha grande parte dos salários dos ecetistas. Sem falar no concurso público, que nunca sai do papel. Há anos, os trabalhadores cobram um novo concurso público (aliás o último foi em 2011), com ele diminuiria os problemas com a falta de efetivo, o adoecimento dos trabalhadores pela alta demanda. Contudo, mesmo sendo noticiado na mídia, até agora não saiu do papel, tem sido um verdadeiro conto de fadas.

Em contrapartida um novo PDI/PDV vem sendo noticiado, ou seja, irá diminuir ainda mais o número de trabalhadores. E aí nos questionamos: o que se passa na cabeça do alto escalão da ECT?

Vale lembrar que, no ano passado, a categoria reconquistou 40 cláusulas do Acordo Coletivo, retiradas em 2020, no Governo anterior. Na época, os trabalhadores não só perderam 50 cláusulas, como também viviam sob a ameaça de demissões e da privatização dos Correios.

No início de seu mandato, o atual governo se colocou à disposição para resgatar o diálogo com a categoria, bem como colocar o projeto de Privatização da estatal na gaveta. Ou seja, foi uma grande vitória para os trabalhadores. Apesar disso, nada nunca veio de graça para os ecetistas, mas sim com muita mobilização e luta.

Portanto, entendemos que pode-se chegar numa proposta viável que contemple os nossos objetivos. Mas, para isso, precisamos de serenidade, luta, persistência e mobilização. Vamos esgotar todas as possibilidades no debate para, então, utilizarmos o nosso último instrumento de luta, que é a GREVE!!!

Portanto, vamos continuar unidos e mobilizados até o dia 15/08, mas se nada avançar até esse dia, aí não terá mais jeito, teremos que cruzar nossos braços, pois “se a gente quiser, a gente pode!”

CONHEÇA A PROPOSTA QUE ESTÁ BEM AQUÉM DA NOSSA REALIDADE:

Reajuste Salarial 2024/2025: a proposta é de um reajuste salarial de 6,05% a partir de janeiro/2025 e um reajuste dos benefícios de 4,11% a partir de agosto/2024. Também está previsto um Vale Extra (Vale Peru) no valor de R$1.120,47, a ser pago no dia 13 de dezembro deste ano e a concessão de 1 vale adicional no valor facial de R$ 50,93 para os meses de agosto/2024 a dezembro/2024, para empregadas e empregados com remuneração até R$ 7,3 mil.

CONFIRA AQUI O INFORME 005 DA FENTECT

CONFIRA AQUI O DOCUMENTO DA EMPRESA SOBRE AS PROPOSTAS DE NEGOCIAÇÃO