Nesse mês de janeiro de 2025 os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios estarão sujeitos a fazer, conforme cláusula 32 do ACT 2024/2025 – instituída no artigo 513, alínea “e”, da CLT – a Taxa Negocial. Essa contribuição visa custear as atividades sindicais relacionadas à negociação do Acordo Coletivo (reuniões, transporte, alimentação e outros) e está prevista para ser descontada diretamente no contracheque dos empregados, independentemente de serem filiados ou não ao Sindicato.
O que diz a regra:
O valor da Taxa Negocial é de 2% da remuneração do mês de janeiro e é automaticamente descontado, sem direito a reembolso posterior. Mesmo tendo sido beneficiado pelo acordo coletivo, o trabalhador poderá se opor à taxa negocial. Para tanto, o trabalhador contrário ao desconto deverá apresentar pessoalmente um documento escrito neste sentido, com identificação e assinatura legível, dentro de um prazo de 10 dias contados a partir desta comunicação oficial da instituição. O Sindicato, por sua vez, fornecerá um comprovante de recebimento e encaminhará a oposição à Empresa.
Decisão da Diretoria do SINTECT/GO ratificada em Assembleia
Embora esta Taxa Negocial seja muito importante para cobrir os gastos feitos com a campanha salarial e continuar mantendo a luta dos trabalhadores (ponto que não podemos nunca perder de vista), o SINTECT-GO está com suas contas equilibradas devido à gestão responsável desenvolvida pela Diretoria Sindical e entende que neste momento é possível dispensar o crédito decorrente desta arrecadação sem comprometer as lutas e a manutenção ordinária da instituição.
A posição da diretoria colegiada foi levada para debate junto aos trabalhadores, em Assembleia Geral Extraordinária que ocorreu no dia 06 de janeiro, que ratificaram a posição dos dirigentes sindicais de dispensar o desconto da taxa negocial do ACT 2024/2025.
Posição do Sindicato:
Portanto, a instituição optou por protelar a Taxa Negocial neste momento. Dessa forma, o Sindicato irá informar essa decisão à Empresa. Com isso, o trabalhador não precisará manifestar sua contrariedade ao desconto (ou seja, não precisa entregar o documento ao Sindicato).
Contribuições são necessárias
Mais uma vez ressaltamos que a instituição é mantida pela contribuição ordinária e extraordinária dos seus associados e em decorrência da campanha salarial, também pela taxa negocial de todos os trabalhadores da sua base. Todas elas são necessárias. Elas sempre serão usadas de forma responsável e transparente. Afinal, nosso objetivo é sempre melhorar nossa estrutura física e aumentar as atividades sindicais oferecidas.
Desde 2023, todos os filiados tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer em Caldas Novas, sem falar nos quartos e espaço social disponibilizado em nossa sede na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, há mais de cinco anos. Ou seja, aquisições patrimoniais que refletem no bem-estar dos associados.
O SINTECT-GO segue firme na luta, assegurando transparência e defendendo os interesses da categoria.
Diretoria Colegiada
SINTECT- GO