SINTECT-GO cobra soluções a respeito de descontos abusivos do Postalis no 13º dos trabalhadores (as) e aposentados (as)

O SINTECT-GO lamenta os descontos significativos aplicados nos contracheques do 13º salário de trabalhadores (as) da ativa e aposentados (as) participantes do plano Postalis BD. Os abatimentos resultam de um plano de equacionamento de déficit aprovado em 2021 pelo Conselho Deliberativo do Postalis, com o objetivo de garantir a continuidade do pagamento das complementações de aposentadorias aos assistidos, cuja reserva, segundo o instituto, só estaria garantida até 2025.

A aprovação ocorreu sem qualquer negociação ou consulta com os principais interessados e contou com o apoio dos conselheiros indicados pela direção dos Correios — Hudson Alves da Silva (presidente do Conselho), Vinícius Moreno (vice-presidente do Conselho) e Ângelo Saraiva Donga. A medida aprovada prevê descontos de até 75% sobre o benefício saldado no 13º salário de participantes ativos e inativos do plano BD. Os conselheiros eleitos na época não alertaram a categoria sobre o impacto severo que a decisão teria tanto sobre aposentados quanto sobre trabalhadores na ativa.

Essa situação torna-se ainda mais absurda quando consideramos o momento em que os trabalhadores e aposentados contam com o 13º salário para quitar dívidas, planejar despesas de fim de ano e equilibrar suas finanças. A aplicação de descontos tão abruptos compromete os salários de forma grave, afetando diretamente o sustento e a qualidade de vida dessas pessoas.

É inaceitável que, mais uma vez, os trabalhadores sejam penalizados por uma crise que reflete anos de má gestão do Postalis. Vale lembrar que o Postalis foi criado pela ECT, e os trabalhadores, ao serem contratados, não tiveram escolha a não ser aderir ao plano. Agora, perto da aposentadoria ou já aposentados, são sacrificados novamente pelos rombos financeiros acumulados.

O SINTECT-GO reforça que estamos buscando junto à nossa assessoria jurídica alguma saída para essa questão e a FENTECT já encaminhou pedidos de esclarecimentos sobre o caso.  Não mediremos esforços para lutar pelos direitos dos trabalhadores e aposentados, exigindo soluções que corrijam essa injustiça e impeçam que novos prejuízos recaiam sobre a categoria.

DETALHAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO EXTRA DO PLANO BD DO POSTALIS EM DEZEMBRO/24

PARA OS APOSENTADOS ASSISTIDOS DO PLANO BD DO POSTALIS:

No 13° o desconto foi de 75%+8,7%=83,7%.

No benefício do mês de dezembro/24, o desconto será de 23,21%+8,7%=31,91%.

Resumindo o desconto total foi de 83,7%+31,91=115,61% sobre o beneficio mais o 13°.

PARA OS  PARTICIPANTES QUE AINDA ESTÃO NA ATIVA DO PLANO BD DO POSTALIS: 

A contribuição extra, relativa ao 13° do benefício saldado, o desconto será de 75%.

A contribuição extra mensal do mês de dezembro/24, o desconto será de 23,21%.

Resumindo o desconto total no salário de dezembro será de 75% + 23,21%=98,21%  sobre o beneficio saldado.

Obs.: No detalhamento não foi mencionado o desconto do imposto de renda que incidiu sobre o benefício da aposentadoria do Plano BD do Postalis.