SE/GO desrespeita trabalhadores (as) em respostas na TV e no Primeira Hora

Ainda vivendo a dor e o abalo causado pelo óbito do colega Iran Túlio, que vimos a empresa responder com inverdades e buscando minimizar os fatos quanto às denúncias do SINTECT-GO, na matéria veiculada ontem (22/03) na Tv Anhanguera, que mostrou a rotina dos trabalhadores e trabalhadoras nas unidades operacionais no âmbito da Superintendência Estadual de Goiás, no que diz respeito às medidas de proteção à Covid-19 em caso de contaminação confirmada.
De forma desrespeitosa, na “cara dura”, os gestores da SE/GO chamam os trabalhadores das unidades de mentirosos em seu Primeira Hora extra de 22/03/21, ao dizer que é feita a sanitização periódica nas unidades e veículos, que todos os objetos e utensílios de uso coletivo, bem como a carga postal que passa pelas mãos dos suspeitos de contaminação são desinfectados. Sério mesmo? A empresa acha que é possível esconder a verdade assim, mesmo com tantos trabalhadores como testemunha?
O que ocorre de fato é uma demora terrível para se fazer a desinfecção ao se detectar um trabalhador testado positivo. No CDD Aparecida, por exemplo, a limpeza só foi feita depois de 10 dias que um trabalhador testou positivo e depois de muita denúncia e cobrança do Sindicato e ameaças dos trabalhadores em fazer greve ambiental.
No CDD Canedo, a mesma história. Só foram afastados os escaninhos para garantir um mínimo de distanciamento social preventivo após a reclamação do Sindicato. No CEE Esmeralda, uma trabalhadora testou positivo e o carro que esta dirigia foi passado no dia seguinte para outro trabalhador, sem qualquer tipo de higienização.
No CDD Vila nova, um trabalhador foi afastado com suspeita de contaminação com Covid-19, numa terça-feira, se confirmando na quinta e, a unidade continuou funcionando normalmente e somente no sábado fizeram a desinfecção da unidade. Isso só para citar alguns exemplos, pois são vários os casos de negligência com as medidas de saúde e segurança nas unidades!
A reclamação é geral por parte dos trabalhadores das unidades que tiveram casos de contaminação a respeito da forma que a higienização é feita. Uma limpeza “meia boca” que a ECT chama de desinfecção onde qualquer trabalhador ao fazer faxina em casa, faz melhor. Se fossem tão preocupados em cumprir as medidas de prevenção à Covid-19, previstas no protocolo de profilaxia que a empresa criou, se fizessem a desinfecção corretamente, não teriam sido contaminados 41 trabalhadores no CDD Bandeiras (vários em sequência), um trabalhador não teria morrido e outro não estaria entubado em estado grave!
É assim tão difícil, em caso de contaminação comprovada na área operacional, liberar os trabalhadores para fazerem os exames e aguardar os resultados, que em geral saem em 3 dias, de forma a enviar para quarentena os positivos e voltar as atividades, no ambiente adequadamente sanitizado, apenas com os que testaram negativo?
Este Sindicato não busca deliberadamente e de forma irresponsável inviabilizar o trabalho essencial dos Correios neste momento de pandemia. Ao denunciar pelo que sofrem os trabalhadores dos Correios em Goiás, apenas busca a correção do que notoriamente tem sido negligenciado e feito de forma errada colocando vidas em risco! É pensando também na sociedade que este Sindicato busca melhoria das condições e ambiente saudável de trabalho, para que assim os trabalhadores e trabalhadoras possam cumprir a honrosa missão em atender a sociedade com qualidade e segurança!

Diretoria Colegiada
SINTECT-GO