Representantes dos trabalhadores e da ECT iniciam negociações

As negociações da Campanha Salarial deste ano finalmente tiveram inicio. No dia 17 de agosto, os 28 representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes dos Correios e com o presidente Guilherme Campos na Universidade dos Correios, em Brasília.

Na primeira reunião, ficou definido que a mesa de negociação será formada por todos os integrantes do Comando de Negociação. Os representantes dos trabalhadores solicitaram vários dados financeiros da Empresa, como gastos com plano de saúde, venda e locação de imóveis sem licitação, e outros. Também foi solicitado que a Empresa cumpra com as cláusulas do ACT em vigência.

Na ocasião, Guilherme Campos demonstrou preocupação com as paralisações durante a campanha salarial e se comprometeu a participar de algumas reuniões de negociação.

No segundo dia, o Comando de Negociação e a ECT discutiram as cláusulas Das Questões Sociais, e abordaram os seguintes pontos: assédio moral e sexual, questões raciais, homofobia, sexismo, anistia, aposentados, garantias ao empregado estudante, licença-adoção/guarda judicial, entre outros.

O Comando de Negociação sugeriu que cada sindicato tenha participação no grupo paritário para investigar e realizar processos administrativos contra assediadores, gerando algumas discussões. A representante da ECT, em resposta, declarou que é preciso ter certeza se o sindicalista estará disposto a realizar e assinar um processo administrativo, uma vez que há inúmeros casos de assédios entre colegas na própria base.

Os representantes dos trabalhadores pediram que seja garantida a participação do idoso em atividades que valorizem a diversidade humana e respeite às diferenças. Em relação ao empregado estudante, o Comando quer que a Empresa garanta a transferência do trabalhador em caso de aprovação, seja em universidade pública, particular ou curso técnico. Ainda sim, que o trabalhador seja liberado ou seu horário alterado caso tenha que fazer estágio.

Em relação ao programa da casa própria, a Empresa afirmou não ter tido sucesso com o comitê que tratou da gestão junto aos órgãos públicos para viabilizar moradia aos trabalhadores. De acordo com a ECT, as instituições públicas não realizam mais convênios, com taxas atraentes ou desconto em folha, por exemplo. Por isso, sugeriram a exclusão do final do caput Programa Casa Própria.

Entretanto, o Comando de Negociação solicitou as atas das reuniões com as entidades bancárias e não aceitou a total exclusão, optando pela alteração do texto, de uma maneira que permita a flexibilização da forma de financiamento. Além disso, também foi solicitado que o dirigente de entidade habitacional seja liberado, sem limite de tempo, a partir do registro da cooperativa para atuar enquanto o projeto de habitação estiver sendo executado.

Não à Privatização!

Na reunião do dia 17, o presidente dos Correios disse aos representantes dos trabalhadores que Michel Temer descartou a possibilidade de privatização da empresa.  Contudo, os trabalhadores presentes contestaram e pediram a formalização do posicionamento do governo federal. Assim, as negociações continuarão sendo pautadas na luta pela não privatização dos Correios.

Calendário da Campanha Salarial

18/08 – Das Questões Sociais
23/08 – Das Disposições Gerais
24/08 – Das Relações Sindicais