RECOMENDAÇÃO PARA QUEM NÃO ADERIR AO BANCO DE HORAS

A liminar contra a implantação do sistema de ponto eletrônico pela ECT, acabou sendo indeferida pela 9ª vara do Trabalho de Brasília. Além dessa ação, a FENTECT também impetrou mandado de segurança contra o indeferimento, sendo deferido apenas em parte pelo desembargador Grijalbo Coutinho.
       Na liminar foi observado que não é possível suspender todo o sistema de controle de jornada sem a demonstração específica das inconsistências ou dos eventuais prejuízos aos direitos trabalhistas dos empregados. Dessa forma, acaba não impedindo a empresa de continuar com o “banco de horas”.
       Os trabalhadores (as) que não quiserem aderir ao sistema de compensação de jornada (banco de horas) instituído pela ECT, é recomendado que seja encaminhado à empresa o formulário abaixo, preenchido e assinado pelo empregado, de modo que a empresa não possa alegar que o acordo foi aceito pelo trabalhador de forma tácita.

TERMO DE NÃO ACEITE AO REGIME DE COMPENSAÇÃO

Eu, nome: ___________________________________, matrícula: _______________________, lotado(a) no setor de trabalho: ___________________________________________________, manifesto expressamente que não aceito o regime de compensação, em que a Empresa fala sobre “a possibilidade da compensação das horas deficitárias ou excedentes dentro do mesmo mês do fato ocorrido”.
Cidade: ____________________________, data: __/__/2022.

Assinatura do empregado:

Clique aqui e veja a ação da FENTECT