Na próxima terça-feira, 29 de abril, a capital federal será palco de uma grande mobilização organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e demais centrais sindicais em defesa dos direitos da classe trabalhadora. A concentração acontecerá a partir das 8h no estacionamento do Teatro Nacional, na Praça da Cidadania, próximo à Rodoviária.
A programação em Brasília inclui, às 9h, a realização de uma Plenária da Classe Trabalhadora, que atualizará a pauta de interesses dos trabalhadores (as). Às 10h30, está prevista a saída em marcha/caminhada pelas ruas da capital.
Entre as principais pautas defendidas pelas centrais sindicais estão o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a isenção do imposto de renda para trabalhadores com rendimento de até R$ 5 mil.
Além disso, o movimento destaca a valorização do serviço público nas esferas municipal, estadual e federal, com o fim do confisco de aposentadorias e a defesa do Regime Jurídico Único (RJU). Também está na pauta a regulamentação da negociação coletiva no setor público, conforme estabelece a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A mobilização também reforça a necessidade da valorização da agricultura familiar, do cumprimento da lei da igualdade salarial entre homens e mulheres, da transição energética justa, e do combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia, entre outras reivindicações.
Vamos todos e todas ocupar as ruas e mostrar a força da classe trabalhadora! É preciso pressionar por avanços nas políticas públicas que garantam dignidade, inclusão e justiça social. Só com união, mobilização e luta poderemos conquistar um país mais justo, com direitos garantidos para todos os trabalhadores (as).