Pauta de reivindicações e calendário da Campanha Salarial são definidos no último dia do CONREP

O  XXXII Conselho de Representantes dos Trabalhadores dos Correios (CONREP) terminou neste sábado, 19, em Luziânia – GO. Mais de 230 representantes, das 35 bases sindicais, participaram do evento que teve inicio no dia 16 de julho. O conselho, que é realizado anualmente, tem como objetivo definir a pauta de reivindicações e a mobilização pela campanha salarial dos ecetistas.

Durante os quatros dias, diversos assuntos foram debatidos no CONREP, entre eles o plano de saúde, participação nos lucros, terceirização, segurança nas agências, sobrecarga de trabalho e a luta pela unidade. O calendário de lutas e a pauta da Campanha Salarial deste ano foram definidos no último dia do evento.

O Regimento Interno/Recursos foi tema das discussões do segundo dia do Conrep, 17. Na ocasião, os delegados votaram decidindo sobre o que permanece nos artigos. Também foi realizada uma análise de conjuntura dos Correios.

No terceiro dia, 18, os debates giraram em torno da Pauta Nacional de Reivindicações. Questões Econômicas; Benefícios; Saúde do Trabalhador; Relações Sindicais, Condições de Trabalho e Assuntos Previdenciários, Racial e outros, foram deliberados na ocasião.

Além dos debates e esclarecimentos da área jurídica da FENTECT, os participantes também assistiram à uma palestra do supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Max Leno, que explicou sobre temas financeiros, como o crescimento econômico no Brasil, inflação, salário mínimo e indicadores sociais.

No último dia , foram apresentadas três propostas de pauta para a Campanha Salarial. Após votação na plenária foi aprovada, com 94 votos, a proposta do bloco Cutista, composto pela Articulação Sindical, MSB, MTC e MRL, que reivindica:

-Reposição da Inflação pelo ICV-Dieese: 6,40%
-Aumento linear de R$ 300,00
-Aumento real de 8%
-Reposição das perdas de 1994,segundo o Dieese de 11,3%;
-Tickets de R$ 40,00(valor facial) e vale-cesta de R$ 400,00;
-Piso salarial do Dieese

Além da pauta, foi definido também o calendário de lutas,confira:

-29/07: Data limite da aprovação da pauta de reivindicações em assembleia e eleição do representante do comando;
-30/07: Data limite de protocolo da pauta de reivindicações na ECT e ato contra perseguições políticas, demissões e desligamentos dos anistiados;
-30/07: Início da agitação massiva nas bases e reuniões setoriais pela revogação da Lei 12.490/11 e contra o postal saúde;
-14/08: Assembleia de avaliação da Campanha Salarial;
-03/09 a 06/09 : Seminários regionais ou assembleias sobre Privatização (CorreiosPar e postal saúde);
-09/09: Data limite de negociação;
-10/09: Assembleia de Estado de Greve;