O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás (SINTECT-GO) manifesta sua total indignação diante da violência política de gênero sofrida pela deputada estadual Bia de Lima (PT), mais uma vez, dentro da Assembleia Legislativa de Goiás.
O que vimos nesta quarta-feira (21/05) não é apenas um ataque direcionado à parlamentar, mas sim um ataque a todas as mulheres que lutam para ocupar espaços de poder, decisão e representatividade. A atitude do deputado Amauri Ribeiro (UB) foi misógina, agressiva e vergonhosa — e não é um caso isolado. Inclusive, não é a primeira vez que o parlamentar protagoniza episódios de desrespeito e ataques a autoridades públicas e à própria Bia de Lima.
O que ocorreu não se trata de liberdade de expressão. Trata-se de violência, de crime, de quebra de decoro parlamentar, e é URGENTE que o Conselho de Ética da Assembleia tome as devidas providências. A omissão institucional legitima a violência e desrespeita a democracia.
Manifestamos aqui nosso mais profundo respeito, solidariedade e apoio à deputada Bia de Lima, mulher combativa, corajosa e com trajetória marcada pela defesa dos direitos sociais e da igualdade. No Encontro Regional de Mulheres do SINTECT-GO, no mês de março, a parlamentar comentou como era difícil ser uma mulher na Assembleia, mas que ela ia continuar lutando para ocupar esses espaços.
Portanto, mais uma vez, reafirmamos que o SINTECT-GO estará ao lado de todas as mulheres que resistem, enfrentam e denunciam essas práticas de opressão e silenciamento.
Por respeito às mulheres!
Pela ética no Parlamento!
Pela democracia!
SINTECT-GO – Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás