A diretoria sindical do SINTECT-GO, representada pelas diretoras Dirlene Ferreira e Soniane Freitas, está participando desde sábado, 06, em Natal, no Rio Grande do Norte, do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”. Mais de mil mulheres, de 23 estados diferentes de todas as regiões do país, estão reunidas para refletir e discutir sobre o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres e também sobre os desafios e ataques vivenciados pelas mulheres no Brasil, além de participar de seminários temáticos e atividades em grupos. O evento ocorre até o final desta terça-feira, 09.
A memória de Nalu Faria, militante histórica da Marcha no Brasil e no mundo, está presente no evento, pois o seu legado continua inspirando na construção do feminismo antipatriarcal, anticapitalista e antirracista.
Embaladas pela Batucada Feminista, as participantes estarão, nesta tarde, em um ato público pelas ruas da cidade. A Batucada Feminista é um instrumento político de luta que apresenta uma linguagem própria para o movimento e é uma forma de gerar unidade e força e expressar a mensagem da Marcha.
A inspiração para a criação da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) partiu de uma manifestação realizada em 1995, em Quebec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros, pedindo, simbolicamente, “Pão e Rosas”. No final desta ação, diversas conquistas foram alcançadas, como o aumento do salário mínimo, mais direitos para as mulheres imigrantes e apoio à economia solidária.