Fentect e ECT participam de mesa redonda na DRT em Brasília

Representantes da Fentect participaram nesta segunda-feira (27/08), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Brasília (DF), de mesa redonda com representantes da ECT para discutir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Foi informado pela Fentect aos demais participantes da reunião que a categoria decidiu, em assembleias realizadas em todo o país, que não aceita a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. Os trabalhadores ainda informaram que a resposta à pauta de reivindicações não correspondia à apresentada pela Federação, ressaltando também que a empresa demonstra, com isso, a falta de interesse nas negociações.

Durante a reunião, um representante da ECT defendeu o plano de saúde, alegando ser “muito bom”, mas escondeu a mudança que a empresa quer implementar. A ECT ainda afirmou, por meio de seus representantes, que nos últimos 10 anos foram concedidos reajustes acima da inflação, escondendo, no entanto, que o reajuste foi graças à luta dos trabalhadores. A empresa ainda alegou estar “preocupada” com a categoria em relação a contratações. “Não adianta contratar hoje 30 mil trabalhadores e ano que vem demitir”, disse um dos gestores.

O secretário geral da Fentect afirmou que não quer a greve e que deseja a continuidade das negociações para evitar o conflito, diferentemente da ECT, que insistiu que a entidade apresentasse uma contra-proposta na reunião desta terça-feira (28/08). No entanto, o advogado da Federação alertou para o fato de que a discussão envolve todos os pontos da pauta e não somente um ponto isolado, da questão econômica.

Os representantes da Fentect ainda questionaram a ECT em relação à mudança que a empresa pretende fazer no plano de saúde. No entanto, o gerente de negociação da ECT apenas enrolou e disse querer “discutir” mudança no plano, quando, na verdade, o que estava escrito na proposta da ECT era “implementar” mudanças no plano.

O advogado da Federação insistiu que a ECT, objetivamente, explicasse qual ou quais mudanças pretendia implementar no plano. O representante da ECT, Idel Profeta, disse então que “a idéia é melhorar o plano de saúde, mas racionalizar os custos”. Mas continuou sem dar respostas sobre as pretensões da empresa sobre o tema. O comando da Fentect insistiu no questionamento à ECT se a idéia da empresa era aumentar o valor do compartilhamento e o gestor respondeu: “não necessariamente”.

De acordo com o secretário geral da Fentect, Edson Dorta, as respostas dadas pela ECT não correspondem à pauta protocolada pelos trabalhadores no dia 26 de Julho. A Fentect entregou documentos relacionados a denúncias sobre o SAP e SARC, trabalho em fins de semana, EPI, assédio moral e estudos da própria empresa que apontam a entrega pela manhã como mais saudável aos trabalhadores, sendo uma reivindicação antiga não atendida pela ECT.

Fonte/Autoria: Fentect