O dirigente sindical do SINTECT-GO, Ueber Barboza, participou, nesse ano, das negociações do Acordo Coletivo 2024/2025, em Brasília. No “Classe Trabalhadora em Debate” dessa semana, quadro do SINTECT-GO no Youtube, o dirigente aponta quais foram os avanços desse ACT.
De acordo com Ueber, a Campanha Salarial desse ano foi marcada por muitos desacertos do próprio movimento sindical, com uma disputa de narrativas entre as duas federações, mas também uma construção, onde foi possível reconstruir e reconquistar quase todas as cláusulas do ACT que foram perdidas em 2020.
O dirigente também aponta que os trabalhadores (as) já vivenciam um novo cenário, que é resultado de muita luta da categoria. “Foi criado um cenário de sucateamento para a privatização e hoje temos um outro cenário já com um concurso público em andamento com perspectivas de contratação. Agora temos que lutar com o Comando de Negociação, dentro do governo, para que haja a ampliação das vagas do concurso. Também houve um avanço significativo nas cláusulas sociais, como o combate à violência contra a mulher e no combate ao assédio. Esse é um Acordo Coletivo que serve de modelo para outras categorias no que diz respeito à inclusão e à diversidade”, destaca.
Confira a entrevista completa no canal do Youtube do SINTECT-GO clicando AQUI.