Correios divulgam editais de concurso público para contratação de carteiros, mas as vagas são insuficientes

Reivindicação antiga dos Ecetistas, os Correios finalmente vão realizar um Concurso público para a contratação de carteiros (agente de Correios). Os editais foram publicados nesta quarta-feira (09/10) e contemplam ainda vagas de nível superior. Assim, a estatal prevê o preenchimento de 3.468 vagas imediatas.

A realização deste concurso foi um dos compromissos assumidos pela direção durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2024 para solucionar a falta de efetivo e diminuir a sobrecarga dos trabalhadores. “A contratação de pessoas é uma medida essencial para que a empresa possa corresponder às novas demandas da sociedade e do mercado”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em comunicado oficial.

O último certame da Empresa aconteceu em 2011 e de lá para cá  o número de trabalhadores na empresa reduziu drasticamente. De 127 mil, naquele ano, hoje não passa de 80 mil em todo o país. O problema é ainda pior nas unidades do interior. Em Goiás, por exemplo, unidades como Catalão, que tinha cerca de 43 trabalhadores, passou a ter 26 nos últimos anos. E os fatores para isso são diversos e incluem aposentadoria por idade, Planos de Demissão Voluntária (PDVs e PDIs), aposentadoria por adoecimento e outros.

Para o secretário geral do SINTECT-GO, Tiago Henrique, o concurso é extremamente importante para a empresa, mas ele não irá resolver de imediato o problema da falta de efetivo e a sobrecarga. “Eu acredito que deveria ter vagas também para atendente comercial e para Operador de Triagem e Transbordo (OTT). Afinal, em nossas visitas pelo estado de Goiás vimos que esses profissionais também estão em falta. Ou seja, não adianta nada ter um número maior de carteiros para fazer as entregas, se o atendimento está ruim e se a triagem para a encomenda chegar nesse carteiro deixa a desejar”, explicou ele.

Tiago Henrique explicou ainda que o número de vagas é insuficiente para a demanda de todo o país. “Essas 3099 vagas serão para todo o Brasil, ou seja, cerca de 114 para cada estado e o Distrito Federal. Portanto, a gente espera que o chamamento seja ampliado no decorrer do certame”, falou o secretário.

Do mesmo modo, para o dirigente sindical, Eziraldo Vieira, a Empresa deveria voltar com o cargo de OTT, que foi extinto e substituído por terceirizados. “O problema tem se agravado a cada dia. Isso porque o volume de encomendas que chega nos Centros de Distribuição são altíssimos. Aqui no CTCE de Aparecida de Goiânia, há uma grande rotatividade de terceirizados. Primeiro porque os salários são baixos e as empresas contratadas geralmente atrasam os salários e não pagam os vales transportes. Ou seja, não cumprem o contrato firmado com a estatal”, argumentou.

Concurso dos Correios

As inscrições para o concurso começam nesta quinta-feira (10/10) e vão até às 23h do dia 28 de outubro. Já as provas, deverão ser aplicadas no dia 15 de dezembro em todas as regiões do Brasil, podendo abranger até 306 localidades.

Serão 3.099 vagas de nível médio (cargo agente de Correios) e 369 para nível superior (cargo analista de Correios conforme quadro abaixo ), com remunerações iniciais de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente. Além disso, terá ainda 5.344 vagas de cadastro reserva para o cargo de agente e 631 para analista.

Os editais e anexos, cronogramas e outras publicações referentes ao concurso estarão disponíveis nos sites do IBFC (www.ibfc.org.br) e dos Correios (www.correios.com.br).

Vagas para Analista de Correios:

Advogado;

Analista de Sistemas – Desenho de Sistemas;

Analista de Sistemas – Produção;

Analista de Sistemas – Redes;

Analista de Sistemas – Suporte de Banco de Dados;

Analista de Sistemas – Suporte de Sistemas;

Arquiteto;

Arquivista;

Assistente Social;

Engenheiro – Engenharia Civil;

Engenheiro – Engenharia de Produção;

Engenheiro – Engenharia de Redes e Comunicação;

Engenheiro – Engenharia de Telecomunicações;

Engenheiro – Engenharia Elétrica;

Engenheiro – Engenharia Eletrônica; e

Engenheiro – Engenharia Mecânica.

É importante destacar que 30% das vagas de cada um dos editais está reservada para candidatos negros e indígenas, enquanto 10% das oportunidades será exclusiva para pessoas com deficiência (PcDs).

Todos os aprovados no concurso Correios 2024 terão jornadas de 44 horas semanais de trabalho e receberão a seguinte remuneração:

R$ 2.429,26 para a carreira de Agente de Correios – Carteiro;

R$ 6.872,48 para a carreira de Analista de Correios (todas as especialidades).

Além disso, terão os seguintes benefícios: vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de plano de previdência complementar e plano de saúde.