Confraternizar e celebrar a luta

Mais um ano de desafios se aproxima e para começar com o pé direito, animados e revigorados para as lutas, o SINTECT-GO convida todos os seus filiados e filiadas a participarem de sua Confraternização e Aniversário de 20 anos da Sede, que será realizada no dia 13 de janeiro de 2018, no Clube Ferreira Pacheco, a partir das 19h.

Para participar da Confraternização do Sindicato, o trabalhador(a) precisa ser filiado e preencher a ficha de inscrição abaixo e enviá-la ao SINTECT-GO até o dia 10 de janeiro de 2018, por:

  • email: sintect1go@gmail.com;
  • fax ou via telefone com as secretárias (62) 3280-4415;
  • ou entregá-la diretamente na sede do Sindicato, localizada na Rua anhangá , Quadra 32-A Lote 25 Vila Brasília, Aparecida de Goiânia – Goiás. 

Os trabalhadores filiados poderão levar os cônjuges e filhos dependentes. O ecetista que saiba cantar ou tocar algum instrumento musical poderá preparar uma apresentação para a festa do Sindicato. Para isso, basta preencher a ficha “Talentos da Categoria” abaixo. O Sindicato ressalta que não será um concurso, apenas um momento para compartilhar e apresentar os talentos para os presentes.

Um pouco de história: os sujeitos sociais

A ideia de se criar um sindicato dos trabalhadores dos Correios em Goiás começou a surgir na década de 1980, que representou um marco para a democracia brasileira. Com o fim do governo militar, os trabalhadores aspiravam liberdade e os movimentos sociais organizados saiam da clandestinidade, buscando lutar pelos seus ideias.

Então, em março de 1985 nascia a Associação Beneficente dos Servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Diretoria Regional de Goiás, dando os primeiros passos para a criação do sindicato. Lembrando que as associações dos Trabalhadores dos Correios já continham um caráter sindical, pois nessa época era negado aos empregados públicos o direito de constituírem sindicatos, que só foi possível após a Constituinte de 1988.

No dia 27 de janeiro de 1989, durante uma Assembleia Geral Extraordinária, os(as) trabalhadores(as)  votaram pela fundação do Sindicado dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Diretoria Regional de Goiás, o Sincotel. Na oportunidade, os ecetistas aprovaram o Estatuto da entidade e ainda elegeram sua Diretoria Provisória.

Porém, durante a implantação dos sindicatos em todo o país, os trabalhadores sofreram novamente com a opressão, muitos foram perseguidos e demitidos da ECT. Anos depois, eles foram anistiados pela Lei de Anistia Paulo Rocha. Parabéns a essas guerreiras e guerreiros que acreditaram, se doaram, resistiram e tornaram possível o sonho de construir o SINTECT-GO, apesar das perseguições.

A classe trabalhadora conta sua própria história!

20 anos de sede própria

Durante 11 anos, o Sindicato funcionou em uma sala na Rua 2, no centro de Goiânia, até que, em 1998, a categoria realizou mais um sonho antigo: a construção da sede própria na Rua Anhangá, Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. E com a conclusão das obras, o Sindicato passou a se chamar SINTECT-GO/TO, pois representava os trabalhadores de Goiás e do Tocantins, estado recém-criado.

Também em 1998,  ocorreram mudanças relevantes no Estatuto do sindicato. A duração do mandato da diretoria passou de quatro para três anos e o sistema de gestão passou do presidencialista para a atual formação: Diretoria Colegiada.

Em julho de 2000, durante o II Congresso dos Trabalhadores dos Correios (Cortect), realizado em Goiânia, que contou com participação dos trabalhadores de Goiás e do Tocantins, a categoria definiu novas mudanças no Estatuto. Foram aprovadas três importantes ações: a implantação da subsede do sindicato em Palmas (TO), o fortalecimento dos Delegados Sindicais e a criação do Conselho Deliberativo, democratizando ainda mais a entidade.

Também neste ano, a sede do Sindicato foi ampliada e ganhou novas instalações. Foram criadas uma sala de treinamento, com vídeo e televisão, e uma área de lazer com churrasqueira, mesas e cadeiras. Além disso, até o ano 2000 o Sindicato não possuía veículos, o que dificultava ainda mais as visitas às unidades.

No ano de 2007, durante  Cortect, o Tocantins foi desmembrando do SINTECT-GO, passando a ter seu próprio sindicato.

Em 2015, a fim de ampliar o atendimento aos mais de três mil trabalhadores filiados em todo o estado, o SINTECT-GO adquiriu um imóvel de 365 metros quadrados, localizado ao lado de sua sede na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. Neste novo espaço, o Sindicato prevê a construção de um auditório, espaço para a realização de cursos e de festas, ampliação de alojamentos. Atualmente, o Sindicato também conta com uma frota de carros próprios, facilitando a visita em todas às unidades da DR/GO, inclusive no interior.

Por isso, agora é hora de comemorar e animarmos para os novos desafios que virão. Compareça à nossa festa para confraternizar conosco.

 

Inscreva-se aqui:

*Salve essa imagem, imprima, preencha e a envie ao sindicato.