Campanha Salarial: Empresa apresenta proposta de reajuste salarial

04 de Setembro de 2014

Companheiros e companheiras, no dia 03/09, na reunião da negociação coletiva da campanha salarial 2014/2015, o Comando Nacional De Negociação e Mobilização da FENTECT,  recebeu da empresa a proposta de reajuste salarial. A reunião começou às 10h20min e terminou às 14h00min.

Ao chegarmos para a reunião, imediatamente os representantes da empresa se puseram a explanar acerca dos “ganhos” que tivemos nas três últimas campanhas salariais e segundo ela, a categoria obteve um ganho de 7.19 % de aumento real. Em seguida, a empresa apresentou 6,5% como proposta de reajuste salarial para a categoria neste ano.

Essa proposta, companheiros e companheiras, é uma afronta à tão sofrida categoria Ecetistas. Essa proposta é pura e simplesmente a inflação do período, medida pelo menor índice que é o IPCA, e que, diga-se de passagem, a empresa sempre tem usado nas campanhas salariais. Oferecer apenas o índice de inflação como proposta de reajuste salarial não representa avanço nenhum, pois a inflação a empresa tinha que repor de todo jeito, o que é previsto em lei. Uma negociação séria, de proposta econômica, não deveria começar somente com o índice de inflação.

Devido à demora que houve para que a empresa apresentasse a proposta, imaginávamos que viria algo além da inflação. Ledo engano. Os anos passam e a ECT não muda a forma de negociar, sempre despertando a ira dos trabalhadores, apresentando índices rebaixados, dando a entender que quer ver os seus trabalhadores revoltados. Como se já não bastasse as péssimas condições de trabalho que enfrentamos todos os dias nos locais de trabalho.

Estamos vivendo um momento em que nossa empresa esta passando por uma reestruturação econômico-financeira e produtiva. Reestruturação essa, que não leva em consideração melhorias para os seus trabalhadores. Representa tão somente a desumanização das relações de trabalho na empresa, a coisificação do trabalhador, tornando os ambientes de trabalho hostis e os trabalhadores estranhos a si mesmos. Falaram em correios 2020, em correios/par, muda-se a logomarca em nome da modernização, mas não valoriza, não respeitam quem produz a riqueza dessa empresa, que somos nós, os trabalhadores.

Diante de tantas mazelas em que estamos vivendo, não nos resta alternativa, a não ser irmos para a assembleia do dia 10/09 e recusarmos esta proposta indecente que a empresa apresentou e cobrar dela respeito por nós. Temos que lotar as assembleias e mostrar para a empresa que se ela não apresentar outra proposta que nos traga poder de compra, que nos traga ganhos reais, estaremos dispostos a paralisar nossas atividades a partir das 22h00min horas do dia 17 de setembro, numa grande greve nacional da categoria.

Temos que combater essa precarização das relações de trabalho impostos pela empresa. Temos que combater esse levante do capital contra a classe trabalhadora dos correios, e  isso só será possível, com a nossa mobilização, com a nossa unidade na luta por dias melhores.

PORTANTO COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, TODOS À ASSEMBLEIA DIA 10! VAMOS DAR UMA RESPOSTA A ESTA PROPOSTA DE ARROCHO SALARIAL QUE A EMPRESA QUER NOS IMPOR!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
SOU FENTECT, VAI TER LUTA!

“QUEM NÃO SE MOVIMENTA, NÃO SENTE AS CORRENTES QUE O PRENDEM” Rosa Luxemburgo

ENTÃO VAMOS NOS MOVIMENTAR E MUDAR ESTA TRISTE REALIDADE!

Fonte/Autoria: Ueber Barbosa