Audiência pública debaterá o desmonte do Estado

A Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás), através do mandato da deputada estadual Adriana Accorsi (PT-GO), vai realizar no dia 9 de outubro, às 8h30, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), uma Audiência Pública seguida de debate, sobre o desmonte do Estado a que estamos assistindo com Michel Temer (PMDB) no comando da nação.

Há muitos exemplos na esfera federal

Estamos assistindo a esse desmonte progressivo em vários serviços essenciais, a exemplo dos previdenciários de reabilitação profissional e do Serviço Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Ministério do Trabalho ameaça com o fechamento de mais de 300 locais de trabalho em todo o País. Essa política afetará profundamente a classe trabalhadora quanto ao acesso aos serviços prestados pelo órgão, que é responsável pela emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), atendimento do seguro-desemprego, homologações, concessão de registro profissional, fiscalização do trabalho, mediação em negociação coletiva, fiscalização de segurança e medicina do trabalho, dentre outras atividades.

Mesmo após o Programa de Demissão Incentivada (PDI) que demitiu 5,5 mil funcionários e o fechamento de 250 agências no País, os Correios devem continuar com a sangria. A empresa estuda, junto ao seu departamento jurídico, a possibilidade de “demissões motivadas” que podem chegar a 25 mil trabalhadores.

Como se vê, o cenário é muito preocupante. Daí a importância de entendermos a fundo esse processo para que possamos nos posicionar frente a tais ameaças.

Reprodução: CUT GO