Campanha Salarial – Resumo das Reuniões 12 e 13 de agosto

12.08

A transmissão ao vivo, solicitada pela Fentect, foi rejeitada pela empresa que alega que tal ação comprometeria a segurança empresarial. Entretanto, a Federação afirmou que a transmissão tornaria as negociações mais transparentes.

Nesse terceiro dia de reuniões a Fentect levantou alguns pontos referentes à Cláusula Sociais, de Gênero e de Raça/Cor que foi apresentada no dia 7 de agosto, mas que a Federação preferiu analisar a proposta internamente devido ao tempo.

Em relação às clausulas de Saúde da Mulher, a Federação reivindicou a transferência da emprega gestante para o trabalho interno, em período integral, assim que confirmada a gravidez, e que os benefícios e remunerações sejam mantidos. A Fentect solicitou também que exames de mamografia, ultrassonografia, entre outros não tenham carência ou cobrança de valores quando estes forem  solicitados pelo médico, o que já ocorre segundo esclarecimentos da empresa. Sobre a Licença Maternidade, a Federação reivindicou que a empregada permaneça em trabalho interno, durante dois meses, após o retorno da licença de 180 dias, sem nenhum tipo de perda das remunerações e benefícios.

A Fentect também solicitou a inserção de ação específica referente à questão LGBT. Quanto ao Assédio Moral e Assédio Sexual, a Federação pediu a participação dos sindicatos no acompanhamento dos processos abertos pelos trabalhadores.

Sobre a cláusula de Anistia, a Federação solicitou que a comissão já existente seja composta pela ECT e pela Fentect, exclusivamente e de forma paritária.

A ECT informou que irá analisar as  propostas de melhorias das cláusula apresentadas e dará a resposta na próxima reunião. A empresa mais uma vez ressaltou que as cláusulas analisadas só terão validade após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.

Ata da Reunião com a Fentect

13.08

A reunião do dia 13 de agosto com a Fentect girou entorno dos resultados econômico-financeiros da ECT no primeiro semestre de 2014. Receita, despesas, Composição líquida, Margem de Cobertura, SEDÉX, PAC, Hora extra, Despesa Médicas, foram alguns dos temas abordados.

A Federação também questionou vários pontos apresentados pela ECT, entre eles: Patrocínio, impacto nas gratificações de função nas despesas de pessoal, impacto de gastos com MOT e aluguel de imóveis. A Fentect ainda questionou porque o faturamento bruto da empresa vem crescendo nos últimos anos, e mesmo assim é apresentado queda na receita. A ECT informou que irá analisar todas as questões e se posicionará na próxima reunião.

Sobre as Relações Sindicais, a Fentect informou que serão analisadas internamente, e uma posição será dada na próxima reunião, dia 19 de agosto.

Ata da Reunião com a Fentect

*Com Informações do blog: Mundo Sindical