Não desperdice o seu voto!

As eleições municipais estão chegando e no dia 06 de outubro iremos escolher os prefeitos e vereadores de nossas cidades. Essa escolha vai impactar diretamente no nosso dia a dia, por isso você precisa compreender a importância do seu voto.

Diante disso, a instituição sindical também tem como papel orientar e levantar o debate sobre esse tema. Afinal, não adianta apenas reclamarmos da situação precária, lutarmos por direitos, por melhores condições de trabalho, por realização de concurso público, contra a precarização, contra a privatização e outras mazelas que nos acomete, se nas urnas, nós, trabalhadores, não reafirmamos este compromisso! Não votamos com consciência.

Para se entender a importância do voto, é necessário relembrar tudo o que aconteceu nos últimos anos no âmbito do trabalho. De 2016 a 2022, os trabalhadores dos Correios, bem como a classe trabalhadora em geral, testemunharam situações desafiadoras, para não falar o pior. Pois nesse período aconteceram diversos ataques aos direitos trabalhistas, incluindo a Lei das Terceirizações e Reforma Trabalhista (ambas aprovadas em 2017). A primeira causou ainda mais a precarização do trabalho e frequentemente somos procurados por terceirizados dos Correios reclamando do atraso dos salários e falta de vale transporte. O autor dessa Lei é candidato à prefeitura de Goiânia e fala com orgulho disso, mas sem citar o mal que causou à sociedade.

Já a Reforma Trabalhista flexibilizou as relações de trabalho e deixou inúmeras pessoas sem segurança, férias e 13º salário. Quantas pessoas você conhece que é contratado via MEI e não pela CLT? Pessoas sem nenhum benefício, nem mesmo licença médica ou férias remuneradas.

E como era de se prever, sete anos após a reforma, 70% dos autônomos querem ter a carteira assinada, revelou pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre). O levantamento ainda mostrou que 44% deles recebem até um salário mínimo.

Nos Correios a situação não foi muito diferente, condições de trabalho precárias, sucateamento das unidades e veículos. O plano de saúde, que era um dos melhores do país, passou a ser inviável para os ecetistas com a criação de mensalidades e com o descredenciamento de muitos médicos e hospitais (principalmente nas cidades do interior). Isso sem falar no Acordo Coletivo da Categoria, que entre 2020 e 2022 foi quase extinto. E só no atual governo é que conseguimos recuperar nossos direitos, benefícios e, acima de tudo, nossa dignidade.

Foi neste cenário de retirada de direitos que se destacou a necessidade da união da categoria e da existência de sindicatos fortes e atuantes. Afinal, essa instituição é porta voz da coletividade, desempenhando um papel fundamental na luta de classes.

Além disso, outra forma de mudar a realidade é através do voto. Pois é nessa hora que o cidadão escolhe pessoas que têm o papel de criar leis e medidas para tornar as cidades, estados e país lugares melhores através da saúde, educação e segurança, por exemplo. Mas do que adianta votar em candidatos que não tem interesse em defender a classe trabalhadora?

O jogo político e econômico é desigual. De um lado, temos candidatos que defendem um grupo muito pequeno da sociedade (bancários, empresários e agropecuaristas) e são focados exclusivamente no lucro. E, para isso, na maioria das vezes, explora a mão de obra. Do outro lado estão os trabalhadores, cuja sobrevivência e bem-estar dependem de seus esforços físicos e quase nunca são reconhecidos por isso.

Faz sentido você votar em quem defende a sua própria exploração?
Não adianta ser contra o sistema, se indignar com a retirada de direitos, baixos salários e precarização das relações de trabalho, se na urna você vota em quem vai criar leis para retirar seus direitos.

Portanto, é necessário se atentar a projetos políticos que caminham com a classe trabalhadora. Votar em pessoas que são da categoria e/ou que sempre se mostraram do lado dos trabalhadores, que lutam contra privatização, contra o ataque às minorias e aos cidadãos. Afinal, somente com representantes políticos que reconheçam o valor dos trabalhadores é que iremos fazer diferença, enquanto cidadãos e até mesmo Sindicato.

Por isso, vamos juntos fortalecer nossa representação e garantir que nossa voz seja ouvida para a construção de um futuro mais justo! Fique atento, não troque sua dignidade votando errado.