Manifesto pela eleição em 02 de outubro de 2022

Diante da atual conjuntura que passa o nosso país, o SINTECT-GO chama os trabalhadores e trabalhadoras para uma reflexão acerca deste momento.
Os últimos anos tem sido de intensos ataques a instituições, à democracia e aos direitos sociais do trabalho. As retiradas de direitos da classe trabalhadora não tiveram trégua, mesmo em meio à pandemia, a categoria ecetista viveu isso diretamente, quando em 2020, em plena pandemia, foram retirados de assalto mais de 50 cláusulas do acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores (as), o que representou irreparável perda econômica e social aos trabalhadores e trabalhadoras.
Nesse período de eleição, a classe trabalhadora tem em suas mãos o destino do país, se quer continuar a trilhar o caminho da desconstrução do Estado brasileiro, perdas de direitos e ataques à democracia ou optar pelo caminho da reconstrução do país, da reconquista dos direitos sociais do trabalho e do fortalecimento das instituições, do estado democrático de direito e sua soberania.
É de suma importância que os trabalhadores e seus familiares analisem com cuidado os candidatos (as) e elejam deputados (as) estaduais, federais, governadores, senadores e presidente que tenham compromisso com a pauta da classe trabalhadora. É crucial que os trabalhadores ecetistas analisem os candidatos que agora tentam a reeleição e que votaram a favor da privatização, como fizeram antes também na Reforma Trabalhista e Previdenciária. Lembrando que o PL 591 (projeto de privatização dos Correios), que foi aprovado pela maioria dos atuais deputados federais, continua parado no Senado aguardando sua colocação em pauta para ser votado. Caso o projeto volte a tramitar, os parlamentares eleitos nestas eleições de outubro serão os responsáveis por decidir o destino da Empresa de Correios, dos empregos da categoria e do sustento de mais de 80 mil famílias em todo o Brasil. Não vamos reeleger nossos algozes.
Também não se pode deixar de falar, além da privatização dos Correios, nesse processo de desmonte que vem sendo levado a cabo desde o golpe de 2016, a privatização do saneamento, a autonomia do Banco Central, recursos para o FUNDEB, auxílio emergencial permanente de R$ 600,00, a privatização da Eletrobrás, confisco de imóveis como garantia de dívidas, a licença ambiental. Temas importantes para a classe trabalhadora e a sociedade como: a valorização do salário mínimo, a retirada de direitos dos trabalhadores, o trabalho “voluntário” com remuneração de meio salário mínimo, o teto dos gastos, reforma da previdência, o trabalho aos domingos e feriados, o congelamento dos salários dos servidores, dentre outros. Como se comportou seus atuais candidatos diante desses temas que afetam positivamente ou negativamente a vida dos trabalhadores e a sociedade em geral?
Quem não vota levando em consideração as necessidades, desejos e aspirações da classe a que pertence finda elegendo seus algozes. É preciso eleger para o Congresso Nacional candidaturas que tenham compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
Portanto, eleger um Congresso com perfil progressista e uma grande bancada de partidos comprometidos com a democracia, com a inclusão social, com a proteção ao meio ambiente, com a ampliação dos direitos sociais do trabalho e com os direitos humanos é um imperativo de todos aqueles que acreditam que um Brasil melhor é possível! Não elejamos nossos algozes!

Diretoria Colegiada                                                                                      VOTE CONSCIENTE!
SINTECT-GO