SINTECT-GO realiza seminário para tratar de privatização

A fim de esclarecer e tirar todas as dúvidas dos trabalhadores sobre privatização, o SINTECT-GO promove, no dia 02 de julho, o Seminário sobre Privatização, a partir das 8h, na sede do Sindicato, localizada na Rua Anhangá, Quadra 32-A, Lote 25, Vila Brasília, Aparecida de Goiânia. O evento contará com a presença do professor Alexandre Aguiar dos Santos, doutor em direito pela UFSC e diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), e outros convidados.

A ECT vem passando por um processo de reestruturação desde 2015, e no entendimento da Diretoria Colegiada do SINTECT-GO trata-se, nada mais nada menos, de ser a própria privatização da Empresa. Processo que só foi permitido pela famigerada MP 532 que se tornou a Lei 12490/2011. Com a posse do presidente interino, Michel Temer, o processo se acelerou e seguindo uma diretriz governamental neoliberal já se fala claramente em abertura de capital e privatização de parte da Empresa.

No dia 17 de junho os representantes dos sindicatos se reuniram em Brasília para a posse do novo presidente dos Correios, Guilherme Campos. Na ocasião, os trabalhadores questionaram sobre a reestruturação da ECT e consequentemente sua privatização.

Além disso, projetos em tramitação no Congresso favorecem a privatização não só dos Correios, mas de todas as estatais, como o PL 555/2015, que determina que empresas públicas e sociedades de economia mista sejam constituídas sob a forma de sociedade anônima, e o PLS 4330 (agora no Senado) que define que empresas poderão terceirizar não apenas as atividades-meio, mas também as atividades-fim, ou seja, uma série de ataque contra os direitos da classe trabalhadora estão sob a mira do capital.

Assim, é importante que o trabalhador entenda o que é privatização, como ela transforma as relações de trabalho e, principalmente, quais são as consequências para os trabalhadores e trabalhadoras.