Categoria é convocada para fórum permanente com presidente da ECT

Foto: Reprodução FENTECT

Iniciativa pretende lançar estratégias que prezem pelo futuro da empresa e qualidade de vida e trabalho dos empregados

Em prol de uma empresa fortalecida e com menos perdas para os funcionários, a nova presidência dos Correios, com Giovanni Queiroz (PDT-PA), tem promovido reuniões com representantes da categoria e associações, para que sejam debatidas estratégias para uma nova gestão mais eficaz e que promova o desenvolvimento da ECT. Nesta terça-feira (8/12), na sede dos Correios, em Brasília, parte da diretoria da FENTECT participou das discussões e apresentou documento com proposições que têm como objetivo melhorar a gestão da empresa e buscam o respeito à categoria.

A direção da ECT destacou o modelo concorrencial que a empresa enfrenta e ressaltou que o momento é para revisitar a rede e entender os problemas que envolvem, por exemplo, mais de um milhão de reclamações, por mês, e a perda de clientes. Somam-se, ainda, as inúmeras indenizações e despesas com saúde e pessoal na conta dos Correios.

Destacou-se a necessidade de um plano de revisão de cargos, embora o assunto seja considerado complexo, bem como a importância de descobrir a origem das ações trabalhistas e a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho, além das despesas com a folha de pagamento.

No entanto, o secretário-geral da FENTECT, José Rivaldo, indagou sobre o papel dos envolvidos no novo processo. “O sacrifício vai começar pelos trabalhadores ou vamos chamar o governo à responsabilidade?”. Segundo ele, quando a categoria é convocada a contribuir é importante pensar no processo como um todo. “Falam no retorno à meritocracia, mas não pensam na ascensão dos trabalhadores, mesmo dos que têm formação em curso de nível superior”, acrescentou. Para os representantes dos trabalhadores, não haverá concordância com a retirada de direitos.

De acordo com o presidente da ECT, a empresa será totalmente reestruturada e isso será possível somente com o apoio da classe de trabalhadores. As representações terão o prazo até o dia 29/01/2016 para apresentar ações necessárias para salvar os Correios, com ideias propositivas.

Pauta para o Fórum
“Haverá um fórum diferenciado, que não vai neutralizar os demais ou as negociações permanentes acordadas. Trata-se do debate de soluções urgentes para os Correios”, explicou Giovanni Queiroz. Conforme o presidente, fica marcada para daqui a 15 dias uma primeira discussão, com os representantes da categoria, pautada por temas pertinentes. Foram sugeridos os assuntos Postal Saúde e Postalis para a ocasião.

Rogério Ubine, secretário de assuntos raciais sugeriu que a pauta aborde a Distribuição Domiciliária Alternada (DDA). “Por uma conversa séria é melhor eliminar imediatamente a DDA. Isso é uma provocação à categoria”, disse. Da secretaria de aposentados, Francisco José Nunes também se manifestou favorável a suspensão da modalidade enquanto não houver discussão.

Representante de Minas Gerais e secretário de políticas sindicais, Robson Gomes da Silva alertou para uma greve marcada pela categoria, no estado, e propôs que as questões administrativas sejam levantadas na primeira reunião, para encontrar soluções, e, dessa maneira, seja evitado o prejuízo para os Correios no período do natal.

Foto: Reprodução FENTECT

Reprodução: FENTECT