Tenha um bom dia! Hoje é Sexta, dia 23 de Agosto de 2019. Agora são 11:52:24 hs
12 Ago

MPF: Correios devem garantir entrega de encomendas e evitar devolução de mercadorias Destaque

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco recomendou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no estado que garanta entrega de encomendas. A orientação é, em caso de devolução de encomenda por conta de endereço desconhecido, a empresa entre em contato com o remetente.

O documento foi expedido após reclamações de cidadãos que relataram devolução de mercadorias, principalmente em relação ao serviço de Sedex, mesmo com a correta descrição do endereço dos destinatários.

De acordo com a recomendação, assinada pelo procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior, os Correios deverão verificar minuciosamente os dados para entrega e evitar devoluções nos casos em que os destinatários possuírem endereço certo e conhecido.

Caso seja verificado algum erro no endereço, os Correios deverão utilizar mecanismo de busca e entrar, sempre que possível, em contato com o remetente. O MPF recomenda, ainda, que, apenas após a adoção de todas as medidas de precaução, a encomenda seja devolvida ao remetente para evitar o ajuizamento de demandas indenizatórias por falha na oferta do serviço público.

Os Correios têm o prazo de 15 dias, a partir da data de notificação, para acatar a recomendação e encaminhar ao MPF informações sobre as providências adotadas. Em caso de descumprimento, poderão ser adotadas medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Fonte/Autoria: Reprodução: Diario de Pernambuco
Última modificação em Sexta, 07 Novembro 2014 10:25